jbsimas
Utilizador
Itens afixados: 4 | |
|
Re:E a história? - 08/11/06 00:11
Infelizmente a desvalorização da disciplina de História já começou há muito. Veja-se a situação no 3º ciclo na maioria das escolas: para um programa concebido para 3 aulas semanais de 50 minutos temos, na maioria das escolas, uma aula de 90 minutos no 7º ano, 1,5 no 8º ano e outra de 90 minutos no 9º ano. Pede-se aos professores que promovam o desenvolvimento de competências, mas como é possível desenvolver essas competências sem tempo suficiente. Como é possível os alunos adquirirem conhecimentos, indispensáveis para o exercício da cidadania? Diz-se para se "cortar" nos conteúdos para desenvover as competências prescritas. Mas estas podem desenvolver-se no vazio? E onde é que se corta? Apesar da retórica institucional sobre a aprendizagem das ciências experimentais a situação é semelhante à da História. Fazer experiências com uma aula semanal ou então na aula de 45 minutos?
João Simas Évora
|