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Qualidade e Equidade - 21/12/06 12:12
. Saber ser e saber estar. . Mais disciplina, exigência e autoridade, bem como responsabilização dos alunos e pais pela aprendizagem. . Estabilidade do corpo docente. . Valorização do estatuto da carreira docente. . Valorização do "bom" desempenho de todos os agentes educativos e dos alunos. . Fomentar parcerias com instituições sociais. . Intensificação do ensino de L. Portuguesa para alunos de outras nacionalidades. Dar-lhes as competências mínimas "antes" de entrarem na escolaridade, quer através de cursos de Verão quer de cursos intensivos, de modo a terem capacidade para acompanhar as aulas. . Introdução de temas actuais nos currículos. . Criação de diferentes tipos de escolas com currículos de cariz mais prático, onde os alunos possam adquirir sobretudo competências para a vida e não conhecimentos essencialmente teóricos. Especializações em vários ramos. . Estímulos à aprendizagem. . Detecção precoce do potencial de cada aluno e encaminhamento o mais tardar no 7. ano para o tipo de escola mais adequada. . Criação de turmas de nível, bem como de turmas mais pequenas, onde todos possam ter um acompanhamento mais individualizado e onde todos saiam a ganhar, contrariamente ao que se passa hoje em dia, onde todos perdem dado os diferentes níveis. . Critérios de qualidade visando a excelência. Teresa Almeida d'Eça e Margarida Miranda
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