re:qualidade e equidade em educação |  forum
 
Forum  


Re:Qualidade e Equidade em Educação - 07/06/06 15:06 Caro Professor Ladeira,

Permita-me que assine a sua reflexão, quase na sua totalidade. De facto e logo no 2º ciclo, há uma mudança drástica: as crianças vêm das mãos de apenas uma docente que, muitas vezes, acompanha os pais na construção da redoma à sua volta. A par das mutações físicas e psicológicas próprias da idade, têm que adaptar-se a diversas personalidades, quer dos vários professores, quer dos alunos também eles em diferentes graus de desenvolvimento, sem que haja elementos agregadores desse repentina, dolorosa e não rara e fragilmente exposta dispersão (o Director de Turma, que muitas vezes é também novato na escola, não é figura de referência bastante).
Por outro lado, há uma falência quase completa na aprendizagem da organização individual do trabalho e da interacção grupal: os trabalhos feitos pelos pais, os trabalhos de grupo feitos sempre pelos mesmos, os trabalhos de “copy” and “Paste” (se ao menos lessem o que entregam…) caídos da internet, passam incólumes e geram boas notas. Quantos alunos sabem fazer uma pesquisa? Quantos alunos sabem consultar um dicionário, elaborar uma carta, endereçar um envelope? Quantas escolas trabalham a interdisciplinariedade?

Digo que assino quase na totalidade, porque não estou certa se prolongar a gestão grupal das matérias disciplinares aos 2º e 3º ciclos será melhor caminho que o inverso – multidisciplinar o 1º ciclo… Em tempos pensei muito no assunto, a ele voltarei pelo seu desafio aqui.

O que me parece deveras premente é direccionar a educação/ensino para grandes objectivos gerais e específicos; nos gerais, incluir as necessidades individuais e colectivas, estabelecer metas catalizadoras da transformação; nos específicos, atender à especificidade de cada local, de cada cultura loco-regional e entender a comunidade também ela como agente educativo, interagindo com ela. O modelo, que ainda muito grassa nas n/ escolas, da transmissão de conteúdos, numa oralidade de cima para baixo (que depois exige aferição de conhecimentos por escrito), não motiva ninguém, não vai dar a lugar nenhum com ideal preso numa estrela.
No meu tempo de “pequenina”, ainda no tempo do fascismo, estudava por gosto (tive óptimos professores e 2 outros excelentes, ambos irmãos – Pires - um a Matemática e outro a Português, que até elaborou uma gramática poética para nós fixarmos as regras) nem me lembrava que isso me iria ajudar profissionalmente, nem me preocupava com o emprego; agora, eles estudam o que não gostam, de formas que detestam e sabem que não vai servir para nada, que já nem os bons conseguem emprego. Depois, também acabamos com o ensino profissionalizante (sim, que o IEFP não serve para quase nada, diga-se!) e que boas escolas tínhamos…
É assim, 30 anos de Abril desejado, amado ainda antes de nascer, como um filho, e ainda andamos nisto… País incapaz de sair da cauda da Europa…

Que aqui, pequeninos, ainda consigamos pintar o mundo! Volte, sim!
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 06/06/06 08:06
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
luisladeira 06/06/06 15:06
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 07/06/06 15:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
Luís Ladeira 21/06/06 22:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 05/08/06 05:08
  thread link
thread linkthread link Crise da Escola?
José de Araújo Ribeiro 05/07/06 13:07
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Crise da Escola?
jarib 10/07/06 09:07
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
coisitasadizer 06/08/06 10:08
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 11/12/06 23:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 12/12/06 17:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 12/12/06 23:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 13/12/06 21:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 14/12/06 23:12