re:qualidade e equidade em educação |  forum
 
Forum  


Re:Qualidade e Equidade em Educação - 13/12/06 21:12 2.4 - Como vamos prevenir os abandonos escolares precoces envolvendo escolas e comunidades locais?

Quero crer que aqui o serviço tem muito mais a ver com Assistência Social, protecção à família através de habitação decente e sustentabilidade económica mínima. Nas famílias onde houver desemprego de um ou mais membros esteios do sustento, onde houver consumo de drogas e ou alcoolismo as crianças não poderão ter meio minimamente propício ao sucesso escolar! Julgo ser, pois, muito importante, não só o apoio à família, mas sobretudo à criança na escola fornecendo-lhe alimentação saudável, roupas, e, claro, livros e material escolar gratuito.A esccola tem de demonstrar aos pais fracos e pobres e às respectivas crianças que não é o inimigo, mas o suporte que de outra maneira não teriam e que a permanência e a assistência da criança na escola é factor sine qua non para que o apoio se mantenha! Julgo que não será difícil criar em cada escola, sobretudo em meios urbanos, movimentos de solidarieda para com os menos favorecidos. Há muita gente que roupas a mais aos seus filhos de tal forma que dar uma camisola, umas calças, uma saiam umas meias e ou peúgas, uma capa, um casaco, etc, até lhes cria mais espaço lá em casa para novas coisas! Repare-se que hoje em certos centros paroquiais já há lojas de roupas usadas! E se são lojas essas roupas são cuidadas e tratadas para poder ser vendidas a preços uns mais simbólicos do que outros. Há pessoas cujos sitemas de assistência médica lhes permite ter muitos medicamentos dentro da validade que não usam. Se alguém na escola pudesse encarregar-se dessa recolha e depois com a ajuda de algum técnico os pudesse distribuir aos pobres talvez se pudesse resolver muitas constipações e ou até gripes!Se na escola não houver enfermeira haveria que conseguir que lá fosse uma com alguma regularidade e ou no mínimo nas alturas de necessidade. Quem sabe se de entre os próprios pais dos alunos não poderia haver um movimento de voluntariado só para isso? Np Natal e Páscoa seriam alturas proprias para as escolas fazerem os seus peditórios para puderem ajudar os seus próprios alunos. Nas cidades maiores acho que tem de haver serviço social dentro da escola e psicólogos competentes para prevenir e ou detectar os problemas das crianças no seu início. Alunos com fome e maus tratos familiares detetctar-se-íam com alguma facilidade se houver técnicos prontos para ajudar. A timidez exagerada e ou a agressivida incontida serão situações a pesquisar. Contudo, o trabalho contra o insucesso e o abandono escolar precoce tem que ser feito concertadamente por várias instituições competentes para o efeito envolvendo evidentemente os poderes públicos locais. Mas também é verdade que o serviço social e o psicólogo têm de estar acessíveis a pais e alunos. è preciso duma vez por todas que a sociedade entenda que a educação dos filhos dessa mesma sociedade não é feita só pelos professores e ou s´po pelos pais! Tem de ser feitas por um conjunto de instituições em colaboração directa ou indirecta com pais, professores e escola. Tam que ser uma tarefa de todos, porque todos lucrarão que não haja fruta podre num cesto de muita fruta madura! Entendo também que um médico deve consultar as crianças nas escolas obrigatóriamente uma vez de três em três meses e ou sempre que assitente social e até o professor entendam que tal deve ser feito. Acho que assim se pode prevenir com algum sucesso o insucesso e o abandono precoce da escola. No meu entender a melghor política será prevenir e deve começar logo no início do ano escolar. Quando fui chamado para o serviço militar fui examinado dos pés à cabeça, isto já antes do 25 de Abril, e para que não ficasse doente por dá cá aquela palha davam-nos uma vacina cavalar que funcionava mesmo! Portanto, parece-me que uma das técnicas devidamente adequada às circunstâncias já não será propopriamente uma novidade, pode é custar dinheiro à sociedade que não quer no seu meio escolar alunos a abandonar a escola! È evidente que isso tem de custar dinheiro.Por último para meios escolares mais rurais a norma será: quando a escola não tem os meios, terão de ser os meios a deslocar-se à escola!
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 06/06/06 08:06
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
luisladeira 06/06/06 15:06
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 07/06/06 15:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
Luís Ladeira 21/06/06 22:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 05/08/06 05:08
  thread link
thread linkthread link Crise da Escola?
José de Araújo Ribeiro 05/07/06 13:07
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Crise da Escola?
jarib 10/07/06 09:07
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
coisitasadizer 06/08/06 10:08
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 11/12/06 23:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 12/12/06 17:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 12/12/06 23:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 13/12/06 21:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 14/12/06 23:12