re:qualidade e equidade em educação |  forum
 
Forum  


Re:Qualidade e Equidade em Educação - 12/12/06 23:12 2.3 - Como nos poderemos assegurar que as aprendizagens básicas são conseguidas?

No meu entender antes de mais será preciso definir com precisão quais os saberes básicos a assimilar! Depois disso é preciso saber transmiti-los tornando-os o mais apelativos possível e fazer compreender de formas diversas a necessidade vital para assimilá-los. Os exercícios na escola, a resolução de problemas, o treino da leitura e da interpretação do texto lido, as redacções sobre os temas mais variados, os ditados para atingir objectivos de escrita sem erros ortográficos, a repetição de palavras incorrectamente escritas para memória futura serão, como sempre foram ou deveriam ter sido formas de consolidação das aprendizagens, memorização e treino. Até ao 4º ano, por exemplo, o aluno do terceiro para o 4º ano deve ter cada vez mais desenvoltura e rapidez em fazer contas, ler sem ser aos solavancos e escrever com alguma velocidade sem erros. Em anos mais avançados os testes mensais e trimestrais serão outros meios de avaliação! A avaliação contínua feita pelo próprio professor no dia a dia do aluno também é uma forma importante, mas no meu entender sem testes e sem exames finais a avaliação nunca será completa. Acho até que a conjugação duma ou mais notas de avaliação contínua com as notas dos exames será uma forma mais justa e quiçá mais acertada porque o aluno pode ter um bloqueio mental no exame provocado pela natural ansiedade! Muitas disciplinas permitem a resolução de problemas através da aplicação dos conhecimentos. Enfim haverá certamente um manancial de formas criativas de avaliar a consolidação de conhecimentos que nos permita ter uma percepção muito aproximada e precisa da real aprendizagem obtida pelos alunos.

Item editado por: ercilia faria, em: 13/12/06 12:12
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 06/06/06 08:06
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
luisladeira 06/06/06 15:06
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 07/06/06 15:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
Luís Ladeira 21/06/06 22:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 05/08/06 05:08
  thread link
thread linkthread link Crise da Escola?
José de Araújo Ribeiro 05/07/06 13:07
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Crise da Escola?
jarib 10/07/06 09:07
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
coisitasadizer 06/08/06 10:08
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 11/12/06 23:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 12/12/06 17:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 12/12/06 23:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 13/12/06 21:12
  thread link
thread linkthread link Re:Qualidade e Equidade em Educação
sequeira 14/12/06 23:12