sequeira
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Re:Qualidade e Equidade em Educação - 12/12/06 23:12
2.3 - Como nos poderemos assegurar que as aprendizagens básicas são conseguidas?
No meu entender antes de mais será preciso definir com precisão quais os saberes básicos a assimilar! Depois disso é preciso saber transmiti-los tornando-os o mais apelativos possível e fazer compreender de formas diversas a necessidade vital para assimilá-los. Os exercícios na escola, a resolução de problemas, o treino da leitura e da interpretação do texto lido, as redacções sobre os temas mais variados, os ditados para atingir objectivos de escrita sem erros ortográficos, a repetição de palavras incorrectamente escritas para memória futura serão, como sempre foram ou deveriam ter sido formas de consolidação das aprendizagens, memorização e treino. Até ao 4º ano, por exemplo, o aluno do terceiro para o 4º ano deve ter cada vez mais desenvoltura e rapidez em fazer contas, ler sem ser aos solavancos e escrever com alguma velocidade sem erros. Em anos mais avançados os testes mensais e trimestrais serão outros meios de avaliação! A avaliação contínua feita pelo próprio professor no dia a dia do aluno também é uma forma importante, mas no meu entender sem testes e sem exames finais a avaliação nunca será completa. Acho até que a conjugação duma ou mais notas de avaliação contínua com as notas dos exames será uma forma mais justa e quiçá mais acertada porque o aluno pode ter um bloqueio mental no exame provocado pela natural ansiedade! Muitas disciplinas permitem a resolução de problemas através da aplicação dos conhecimentos. Enfim haverá certamente um manancial de formas criativas de avaliar a consolidação de conhecimentos que nos permita ter uma percepção muito aproximada e precisa da real aprendizagem obtida pelos alunos.
Item editado por: ercilia faria, em: 13/12/06 12:12
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