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Re:Qualidade e Equidade em Educação - 11/12/06 23:12 2.1 - Que saberes e que competências serão fundamentais a todo o cidadão do sec.XXI?

Parece-me que ao cidadão actual rodeado pela rápida evolução técnica e nela plenamente envolvido, quer queira, quer não, haverá que dar-lhe um arcaboiçocultural, psicológico, físico e artístico muito sério e sólido. Ajudá-lo a ser cada vez mais capaz de participar na globalização da democracia para bem do ser humano e protecção das condições de vida futura na terra parece-me hoje mais que básico. Continuar a ingrssar em Engenharia com 8 e 9 a Matemática e ou Física é um erro craaso que haveremos de pagar caro parecendo-me absolutamente incorrecto e dum paternalismo patético! Por outro lado, continuar a exigir-se 19 para o ingrsso em medicina enquanto em Espanha os candidatos são aceites com 14 também acho errado, até porque esses depois vêm para cá prrencher vagas não preenchidas. Permitir que os alunos passem na 4ª classe, digo, 4º ano sem saberem bem a tabuada e mesmo passem no 9º sem a saberem sendo incapazes de fzer contas certas sem utilizarem a calculadora julgo ser uma falha grave dum ensino demasiado tolerante e inconsequente. Que passem vários anos do ciclo nunca acabando a álgebra e nunca podendo, portanto, dar a matéria de geometria é outra falha grave que há dezenas de anos quando tive de acompanhar o meu filho, hoje com 32 anos, me frustrou imenso e nunca pude perdoar ao sistema de ensino pós 25 de Abril. Como se pode dar Desenho rigoroso nos primeiros anos se os alunos não têm noções básicas de geometria? O Desenho livre deve ser muito estimulado, mas no meu entender o recurso à cor utilizando os diversos materiais para o efeito tem que ser levado muito a sério desde cedo. A nutrição e a culinária básica nos seus aspectos mais importantes para a saúde não podem faltar. Antes de terminar o 12º ano todos devem ter tido uma disciplina de puericultura e primeiros socorros. No meu entender a educação sexual devecomeçar no 1º ano e prolongar-se até ao 12º ano tornando-se anos após ano cada vez mais uma disciplina levada muito a sério sendo possível chumbar-se e ter que repetir a disciplina.Nos trabalhos manuais parece-me que pequenos trabalhos de costura devem ser incluídos. A ginástica edicativa deve começar por prevalecer ao desporto prolongando-se a partir de dada altura então para um ou mais desportos para os qwuais os alunos hajam demonstrado reais competências em vez de os por desde cedo e quase antes de mais nada a jogar futebol. A Religião e moral deveria dar lugar ao estudo sério e comparativo das mais importantes religiões do mundo com a explanação e compreensão das suas semelhanças e diferenças. Havendo alunos suficientes e previamente inscritos então ao mesmo tempo poderia haver várias disciplinas de religião: catolicismo, islamismo, budismo protestantismo,cristianismo ortodoxo, etc. Muito fanatismo actual e incompreensão acabariam aí. Hoje quando os meninos fazem testes, têm apenas três ou quatro folhas do livro para estudar e andam nesta palhaçada o ano todo! Desde há anos (dezenas, sei lá) que se te mêdo de massacrar a memórias das crianças! Frustrava-me imenso que o meu filho, hoje com 32 anos, não fosse obrigado a fazer ditados no 4º ano. No entanto, tendo embora uma inteligência manual e artística excepcional pouco a pôde desenvolver porque não lhe era dada real oportunidade! As disciplinas científicas, Física, Matemática, Geometria, Ciencias Naturais devem ter muito laboratório ao mesmo tempo sério e lúdico se é que nã´de todo impossível essa coexistência! No meu entender, a memória deve ser muito estimulada, o cálculo sem calculadores para fomenter e desenvolver o exercício mental! O exercício físico sobretudo na infancia deve ser feito de preferencia ao ar livre. As regras simples de civismo e de transito nas ruas devem começar na primária. A navegação na Internet e a capacidade de escolha do que interessa terá que, como na vida quotidiana, ser ensinada, treinada e sobretudo compreendida. Acho ainda que as noções básicas de economia familiar devem estar presentes até um dado momento a partir do qual se evoluirá para uma economia mais geral e financeira para que o aluno do 12º já seja capaz de saber por as suas economias a render, saiba o que são débitos e créditos e comece a perceber que o ordenado mínimo nacional quase lhe não dá para comer decentemente. Portanto nesta economia geral necessário se tornará incluir no mínimo um ano de contabilidade que não chegue apenas só à conta caixa! Acrescentaria que a não ser alunos de certas médias para cima todos os outros seriam obrigatoriamente encaminhados para cursos técnico-profissionais logo a partir o 7º ano e ou no mínimo a partir do 9º. A título breve a escolaridade obrigatória deve estar no 12º ano. O pleno domínio da Língua e Cultura portuguêsas é fundamental bem assim como um razoável domínio de pelo menos duas línguas estrangeiras.Finalmente uma disciplina de Saúde Pública ou o tema integrado noutras ajudaria a combater o tabagismo e a evitar as drogas, não só pelo conhecimento teórico, mas sobretudo pela demonstração na vida pratica e de todos os dias apreciando os doentes nos hospitais, questionando-os em colóquios, olhando e falando com doentes de sida em estado avançado. Para terminar mesmo, direi que a sociedade rasca e à rasca de hoje que teve o topete e a cegueira de se queixar da juventude rasca a deu origem, deve meter a mão na consciência, reagir enquanto é tempo e endurecer a educação e treino dos homens e mulheres do amanhã para bem deles e nosso descanso!
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Qualidade e Equidade em Educação
LMartins 06/06/06 08:06
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luisladeira 06/06/06 15:06
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LMartins 07/06/06 15:06
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Luís Ladeira 21/06/06 22:06
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LMartins 05/08/06 05:08
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José de Araújo Ribeiro 05/07/06 13:07
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jarib 10/07/06 09:07
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coisitasadizer 06/08/06 10:08
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sequeira 11/12/06 23:12
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sequeira 12/12/06 17:12
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sequeira 12/12/06 23:12
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sequeira 13/12/06 21:12
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sequeira 14/12/06 23:12