re:até ao 9º ano |  forum
 
Forum  


Re:Até ao 9º ano - 09/11/06 17:11 A Forista Maria Goreti levanta uma questão muito pertinente neste seu artigo: Qual a lógica subjacente ao facto de durante o ensino básico pretender-se aplicar em simultâneo duas filosofias educativas que nos seus propósitos e métodos são antagónicas?
Refiro-me à coabitação existente entre Projectos Curriculares de Turma e a realização de Exames Nacionais. Um anula o outro.
Se queremos preparar os alunos para um Exame Nacional que é uniformizador na avaliação, qual o sentido de aplicar durante o ano lectivo um projecto curricular de turma?
Se aplicamos o projecto curricular de turma, como forma de adequar o currículo às especificidades sócio-culturais da turma, como podemos depois querer que esses alunos façam um Exame que os avalia em igualdade de circunstâncias com todos os outros alunos das restantes escolas e regiões do país?
Os especialistas do ME que esclareçam a razão de ser destas duas lógicas educativas que colidem frontalmente uma com a outra!

Rodrigo Trancoso
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Até ao 9º ano
Maria Goreti 02/09/06 14:09
  thread link
thread linkthread link Re:Até ao 9º ano
1111 03/11/06 14:11
  thread link
thread linkthread link Re:Até ao 9º ano
rodrigotrancoso 09/11/06 17:11