re:colocação de professores |  forum
 
Forum  


Re:Colocação de Professores - 26/10/06 17:10 Muto se tem falado acerca da polemica entre os professores e a actual Ministra da Educação...ou melhor...de qualquer Ministro da Educação desde há bastantes anos. Acredito que a posição de uma pessoa nesta função, sobretudo quando tem de enfrentar uma grande crise económica e social não deve ser fácil. Agradar a gregos e troianos ainda pior.

Não é de hoje a guerra das colocações. Não é de hoje a dificuldade em se encontrar vaga no estatal (ou particular) para se leccionar em qualquer nível de ensino. Por isso eu, Educadora de Infancia com alguma sorte inicial me cinjo a trabalhar numa IPSS desde há 13 anos, ganhando actualmente 800 euros líquidos, um mês de férias e algumas dificuldades quando tenho que faltar. Foi sorte porque tive oportunidade de exercer a minha profissão. Depois...tornou-se uma opção. É um facto que o amor à profissão e a possibilidade de ter alguma estabilidade em termos profissionais é, para mim, uma mais-valia. Mas acreditem que 800 euros ao fim do mês, com 35 horas semanais de trabalho no activo não são fáceis.

Estranho ouvir tanta gente jovem a queixar-se de não ter emprego como professor quando se sabe de antemão que, hoje em dia, tal como em outras profissões, as vagas são pouquissimas. Não me parece que isso seja culpa de qualquer ministro de educação. Depois, pergunto-me: se é assim tão mau trabalhar no Estado porque é que este continua a ser uma opção tão procurada? Quase como se fosse o máximo que se pode desejar?...Não percebo...

Acho que, às vezes, as dificuldades são relativas...

Compreendo, apesar de tudo, o drama das colocações: penso que seria muito bom deixar estas a cargo das autarquias, fazê-las a um nível mais restrito, não a nível nacional. Não seria o primeiro pais onde isso se faz.

Quanto às opções mais rígidas tomadas por esta ou qualquer outro ministro no seu cargo são, por vezes, necessárias. Talvez não todas, talves em alguns casos não sejam préticas mas, para quem tem filhos a estudar numa escola estatal e vê frequentemente as faltas de alguns professores isso não é assim tão descabido. Toda a gente sabe que há muitas fraudes e isso tem que ser parado. Pena para os bons profissionais que se vêem injustiçados sem razão. Pena para todos aqueles que se esforçam verdadeiramente. Mas...sejamos sérios e coloquemo-nos um pouco tambem na posição de um ministro que tem que ver ambos os lados da situação...acredito que não deve ser fácil..
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Colocação de Professores
Egídio Manuel Fialho Santos 11/10/06 16:10
  thread link
thread linkthread link Re:Colocação de Professores
smas 20/10/06 16:10
  thread link
thread linkthread link Re:Colocação de Professores
Strela 26/10/06 17:10