Miguel Costa
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Re:Medidas e Metas para a Educação - 23/10/06 10:10
Comungo de algumas opiniões que manifesta na sua mensagem, mas penso que não se podem radicalizar algumas situações como:"acabar com o Ministério da Educação(ME)", "Multas aos enc. de Educação por faltas dos alunos", etc. Como esteve fora da realidade nacional durante algum tempo, não está a contextualizar convenientemente o problema da educação em Portugal. Sou de opinião que deve existir o ME embora concorde que deva ter um papel de regulador e não actuar tanto como o fazedor de regras e leis que por vezes são de difícil aplicação. Deve ser dada uma maior autonomia à Escola, Administrativa /Financeira e Pedagógica, respeitanto o curriculo Nacional para cada área de ensino. Não me parece correcto levar o encarregado de educação a pagar uma coima por faltas injustificadas do aluno, mas concordo que deva ser chamnado à escola, para responder por tais faltas e impedir o aluno de frequentar as aulas se o Enc. de Educação não comparecer. Há certos pais que não dão o acompanhamento necessário à Educação/Formação dos seus filhos, embora haja razões bem diferentes para tal comportamento. Essa é uma das causas, senão a causa principal, da indisciplina que reina em grande parte das escolas. Há que dar mais poder aos que governam a escola, Conselho Executivo, Conselho Pedagógico e Assembleia de Escola, para modificar este conjunto de problemas.
Concordo com a ideia que hoje já existe, embora sem carácter de obrigatoriedade, de dar uma formação profissional aos alunos do 3º Ciclo do ens. Básico, que não continuem os estudos. Mas agora que a obrigatoriedade de ensino vai passar para o 12º ano, concordo que se deva considerar a hipótese de tornar essa medida obrigatória mesmo que para tal se deva dar um cunho mais prático e menos científico a esses cursos de formação.
Obrigado pela atenção.
Miguel Costa 23-10-2006 [file]
Embora seja docente, encontro-me requisitado nos Serviços Centrais do Ministério, mais concretamente no Gabinete de Gestão Financeira. Sempre estive ligado à docência e aos problemas que afectam a educação nos diversos níveis de ensino e à Administração Educacional. |