Maria Goreti
Utilizador
Itens afixados: 23 | |
|
Área de Projecto - 24/08/06 10:08
Já li o documento que orienta o que deve ser o trabalho a desenvolver na àrea de Projecto, http://www.gaaires.min-edu.pt/. Sem dúvida que, e como eu já esperava, os objectivos são louváveis, mas..... Temos um ano para desenvolver com os alunos trabalhos com características que, penso, exigem dedicação e esforço. Ora, isto é no 12º ano, o 3º ano de um ciclo de estudos em que se está à espera que se consiga o que até aí não terá sido preparado sequer. Digo isto porque até ao final do 3º ciclo impera a ordem suprema de "passem-se todos os meninos" que a retenção seja o último recurso.... leia-se o OC da DREL de 11-08-2006 (se não estou em erro). Este tipo de trabalho "Área de Projecto", que é e se pretende sério, deve ser começado a exercitar nos primeiros anos de escola..... Não é num ano que se desenvolve um trabalçho destes de qualidade. Exija-se dos alunos, gradualmente, a produção de pequenos trabalhos com características de trabalho científico desde cedo e então eles estarão preparados para a Área de Projecto. Esta "disciplina" dá trabalho, e o que me parece, mais uma vez, é que o sistema está a ir pela via do esperar resultados imediatos. Das duas uma, ou a ambição é muita e alguns alunos (muito poucos) conseguirão uma boa produção, ou vai ser uma brincadeira..... e mais um trabalho para desenvolver em tempo record no fim do 3º período que é quando terá mesmo que ser finalizado... Há (muitas) maneiras de ocupar os alunos na escola o tempo todo desde o 1º ciclo; com uma panóplia de disciplinas (EA, FC....Educação sexual) que vieram tirar aulas a algumas mais duras como as ciências exactas e até línguas.... tanta perda de tempo, tanto mais quando se pretende que a educação cívica e a orientação dos alunos para o estudo seja uma função transversal a todas as disciplinas (senão vejam-se os programas respectivos). Ponham.se os alunos a produzir trabalhos de pesquisa desde cedo, redigir de relatórios e apresentação.... e estarão melhor preparados para uma melhor Área de Projecto. A propósito vou falar da minha experiência em trabalho deste tipo:há uns anos a esta parte desenvolvo com os meus alunos projectos que promovem a interdisciplina entre as Ciências e as TIC*,
*Os alunos desenvolvem um projecto de investigação nas áreas de Física e Química, que poderão ser multidisciplinares, cuja apresentação final contempla uma apresentação pública, em formato de comunicação/conferência, e em que têm que fazer uso de suportes informáticos. Para o efeito, e além de outros aspectos científicos inerentes,são definidos inicialmente critérios de formatação e apresentação. Quando comecei a desenvolver este tipo de trabalho estava sozinha, mas actualmente tenho proposto aos professores de TIC a intervenção nessa experiência de aprendizagem, do que tem resultado um trabalho, a meu ver, de melhor qualidade. Já partilhei a actividade com professores de Biologia, Matemática e Inglês, do que resultou um maior enriquecimento. Isto com alunos do 10º e 11º ano. Acrescento que alguns colegas e se revelaram contra a exigência do trabalho e do facto de eu "obrigar" à existência de um abstract numa língua estrangeira! Goreti
Atenciosamente, com os melhores cumprimentos
|