Luís Ladeira
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Re:Qualidade e Equidade em Educação - 21/06/06 22:06
Pois é! É possível que também se possa colocar a questão desse modo,L. Martins. Por que não multidisciplinar o 1º ciclo? Nunca examinei o problema desse prisma. Em todo o caso, aquilo que eu proponho é mensurável. Isto é, é possível ser montado um observatório da evolução dos alunos a partir do primeiro ciclo e verificar se há ou não uma certa desorientação, sobretudo a partir do terceiro ciclo, precisamente naqueles alunos que não têm rectaguarda. Ou seja, aqueles cujos pais, pelas mais diversas razões, não os acompanham. A minha hipótese assenta no facto de chegarem ao décimo ano alunos com atitudes completamente diferentes. Aqueles que têm métodos de trabalho e não confundem a sala de aula com a sala de convívio e os outros, que não tendo essa disciplina de trabalho, não só desistem à primeira dificuldade, como ainda, e por via disso, se tornam um estorvo para a aprendizagem dos restantes. Bem, mas quem sabe se esse «despiste» não advirá duma sobreprotecção no primeiro ciclo? Bem, é uma hipótese de trabalho. Parece-me, no entanto, mais fácil fazer a observação a partir da situação existente e caso a hipótese não seja consistente, inverter então a análise.
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