re:aprendizagens básicas |  forum
 
Forum  


Aprendizagens básicas - 22/05/06 12:05 Como nos podemos assegurar que as aprendizagens básicas são conseguidas?
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Aprendizagens básicas - 13/06/06 19:06 Como não se fazem omoletes sem ovos, primeiro é necessário que todas as escolas básicas do país tenham as condições requeridas. Depois disso, é necessário um corpo docente estável, não referirei aqui os motivos para tal. Finalmente, parece-me importante que, se não queremos submeter as crianças a um exame no final do 4.º ano, é necessário que os docentes façam a aferição dos saberes atingidos pelos seus alunos no final de cada ano e que, sugiro eu, os proponham para actividades de recuperação dos saberes não adquiridos, a realizar no ano lectivo seguinte. Agora, melhor do que ninguém, um docente do 1.º ciclo poderia dar a sua opinião.
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Aprendizagens básicas - 20/06/06 23:06 Caros Colegas,

O maior problema do sistema de ensino se encontra nos métodos de ensino da escola primária.

O país precisa de uma revisão fundamental e urgente de ensino primário, principalmente no que respeita ao ensino de Português: deve-se ensinar a ler pelo método fonético (“b” e “a” – “ba”, etc.) e não pelo método visual (o aluno deve “reconhecer” a palavra inteira, visualmente, sem saber as letras nem sílabas), subjacente a todos os livros e programas da escola primária.

De facto, o método fonético é o método adequado até do ponto de vista de fisiologia cognitiva – os seres vivos, incluindo os humanos, comunicam principalmente por sonorizações e não por imagens, assim o cérebro tem muito mais facilidade em associar às fonemas – que são as unidades fundamentais de processamento cerebral de informação verbalizável – as poucas letras do alfabeto, de que as muitas palavras do idioma.

Neste aspecto, basta lembrar o caso extremo de método visual – os hieróglifos japoneses, os quais um aluno oriental acaba por aprender ao ritmo de 100 por ano, trabalhando muito mais tempo por dia que um aluno ocidental. Um aluno ocidental da escola primária, colocado perante a necessidade de memorizar o visual de todas as palavras, obviamente vê-se obrigado a memorizar muito mais do que uma palavra em cada três dias, rapidamente acabando frustrado pela tarefa, profundamente desiludido nas suas expectativas de aprendizagem, e desmotivado em relação ao ensino em geral, com consequências muito bem conhecidas ao nível ao todo o sistema de ensino.

Com efeito, aprendem ler a tempo e horas os alunos dos professores que têm o bom senso de usar o método fonético, e outros que usam o método oficial acabam por vitimar os alunos. Tenho observado bastantes exemplos dos resultados de aplicação do método visual no ensino de leitura, que não resulta mesmo em famílias onde os pais têm um curso superior ou mesmo doutoramento, das famílias com os níveis de formação mais baixos nem se fala.

Ao contrário das muitas outras reformas, esta não custa dinheiro, mas tem que ser feita o mais rapidamente possível, para acelerar o aparecimento de resultados …
  | | O tópico foi bloqueado.