re:diferentes formas de aprendizagem |  forum
 
Forum  


<< Início < Anterior | 1 2 | Seguinte > Final >>
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 07/06/06 14:06 Interessante verificar que:

1- se vitimiza, num autocentramento exasperante; gostaria que elencasse os meios de que necessita, sendo mais objectivo e menos generalista; talvez ajudasse à mudança... pelo menos da opinião pública...
"Já é suficientemente frustrante não dispormos dos meios necessários para desempenharmos como gostaríamos a nossa profissão, ainda temos de ser escarnecidos por comentários que claramente nos apontam como responsáveis pelo insucesso educativo no nosso país."

2- Se desresponsabiliza, pelo acima transcrito e por "Como Professor tenho que dizer que se alguém se quer queixar do ensino em Portugal queixe-se dos seus responsáveis..."; bem, até que ponto as políticas têm sido assim tão erradas (em certas áreas, penso que sim), ou os seus executores as não têm executado? E que dizer dos professores incompetentes e com graves deficiência soa nível do desenvolvimento pessoal e social? Não os há? Tem razão, já deviam estar na rua há muitos anos, a culpa é do sistema, que parece que afinal não querem mudar. Nunca presenciei uma greve de professores a exigir melhores condições de trabalho para os alunos; nunca tomei conhecimento de uma greve contra o formato e conteúdos progranáticos; nunca houve uma greve contra andar a ensinar um ano inteiro a fazer tricot, em #Tecnologias"

Minhas Senhoras e Senhores, vocês têm talvez a missão mais importante do mundo - educar (o Ministério é da Educação, não é? Não é de transmissão de conteúdos, pois não?)se não conseguem estar à altura, se acham que não têm condições para estarem, lutem por elas e/ou demitam-se; talvez sejam mais úteis noutras profissões.
Granto-lhe que, como mãe de 4 filhos, de 27, 15, 17 e 9 anos, já vi muito e "lamento profundamente" ter que me queixar, ainda por cima tendo sido obrigada por Lei a entregar a alguns de vós os meus filhos, por quem sou responsável, também perante a Lei, até à sua maioridade. Mais do que lamentar, afirmo assertivamente a frustração do vilipêndio de que eles e outas crianças/adolescente/jovens foram vítimas. E falando em vítimas, só se fala na violência na perspectiva dos professores. E a violência a que os alunos estão sujeitos? O que acha, por exemplo, da situação em que um aluno se recusa saír da sala de aula, por se estar a portar mal, dizendo à professora que nao sai porque ela lhe marca falta e ela responde que se vá embora que não lhe marca falta? Um belo exemplo de cidadania para todos? Resultado dos "responsáveis pois esses é que determinaram a política educativa praticada no nosso país"?
E que dizer do Director de Turma - a quem as meninas da turma se queixam de assédio em roda, dentro da escola, caçando uma colaga e fazendo uma roda, apalpando, arremessando improprérios nojentos, enquanto ela tenta furar a roda -, que responde às alunas que têm que evitar andar sozinhas na escola e ter paciência porque estão em minoria? Que responde aos pais que é difícil, que não pode fazer nada, que são as hormonas...????
Oxalá não fique deprimido, por si...
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 07/06/06 15:06 claracaldeira escreveu:
Como promover uma melhor articulação entre a educação escolar e outras formas de aprendizagem ao longo da vida para que todos exerçam uma cidadania activa e responsável?

Em primeiro lugar, deixando de legitimar essas aprendizagens aos longo da vida, pela referência à escola (que muitas vezes ostracionou) - veja-se os RVCCs. Porque é que a aprendizagem ao longo da vida não deve ter um reconhecimento pelos pares, por exemplo? Por empresas? Por outras instituições que nao a escola?
Já um dia pensei fazer o desafio, por exemplo, ao grande empresário da Delta (passo a publicidade) que, ao que sei, tem apenas a antiga 4ª classe, para fazer um RVCC - só para vos devolver a todos a sua resposta.
Conseguem imaginar qual seria?
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 13/06/06 01:06 LMartins, a minha resposta "off-topic" destinava-se aos comentários de igual característica, não exactamente ao seu, nos quais se insiste em responsabilizar os Professores pelo mau funcionamento do sistema: não prentendi responder ao tema proposto, "Diferentes formas de aprendizagem", o qual eu já tinha comentado. Se bem entendi, o objectivo deste fórum é permitir a participação da sociedade num assunto que diz respeito a todos. Por esse motivo não posso fazer um rol de todos os meios necessários, o tema é vasto, as questões em jogo são inúmeras e não é possível articulá-las num só tópico. No entanto, quando tiver tempo, terei todo o gosto em iniciar uma série de tópicos relativos a questões que considero pertinentes, ou a participar nos já existentes como já fiz. Só para ter uma ideia daquilo a que me refiro, digo-lhe que me parece que deve ser analisado o que é a educação e o objectivo a que se destina; depois disso, talvez possamos passar à definição dos meios a utilizar, materiais e humanos e à sua articulação com a sociedade e as instituições. Pelo que escreveu, teve conhecimento directo de situações pouco abonatórias para alguns Professores: sugeria-lhe que iniciasse um tópico, se é que ainda não foi aberto, dedicado à definição do perfil do Professor, já que é um assunto tão sensível para si. Quanto a mim não se preocupe em fazer análise psicológica, não me deprimo com o que os outros fazem mas apenas com os julgamentos injustos de quem toma o todo pela parte.
  | | O tópico foi bloqueado.
<< Início < Anterior | 1 2 | Seguinte > Final >>