re:diferentes formas de aprendizagem |  forum
 
Forum  


<< Início < Anterior | 1 2 | Seguinte > Final >>
Diferentes formas de aprendizagem - 22/05/06 11:05 Como promover uma melhor articulação entre a educação escolar e outras formas de aprendizagem ao longo da vida para que todos exerçam uma cidadania activa e responsável?
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 30/05/06 11:05 Esta questão parece-me extremamente importante.
Admitindo que queremos saber como promover uma melhor articulação entre a educação escolar e outras formas de aporendizagem ao longo da vida, permitam-me que comece por perguntar ao forum: que articulação existe actualmente?
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 01/06/06 23:06 Julgo que a escola não é a única entidade responsável pela promoção da cidadania e presentemente o seu valor como transmissora de valores encontra-se bastante reduzido pois existem outros meios de aprendizagem ao longo da vida que concorrem com ela e que veiculam valores antagónicos; se analisarmos os programas da programação televisiva nacional encontramos valores díspares e mesmo antagónicos em relação aos veiculados pela escola ou presentes no ideal social dos portugueses. Parece-me que em Portugal se vive uma crise de valores da qual resulta uma crise de identidade; senão analisemos a febre da compra e exposição da bandeira portuguesa em varandas, janelas e carros a pretexto dos jogos da selecção: há uma necessidade enorme de encontrar uma identidade nacional que permita o sentimento de pertença que é fundamental às sociedades humanas. Eu colocaria a questão inicial de outra forma, como é possível resolver a crise de valores a que assistimos e da qual resulta, entre outras coisas, a perda da identidade nacional e o desinteresse pela cidadania?
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 05/06/06 11:06 Considero a questão que colocou baste interessante, sendo que talvez um estudo sobre a febre das bandeiras até consiga comprovar a teoria da falta de identidade nacional e a crise de valores, mas penso que o problema não se encontra do lado dos "valores díspares e mesmo antagónicos" que certos meios de comunicação passam, mas sim da falta de sentido e orientação que a escola tem hoje. Num mundo globalizado como temos hoje, a identidade nacional é bastante importante, e essa só pode ser fomentada se existir algo que nos faça acreditar que somos tão bons ou melhor que os outros, algo que deve ser transmitido na educação das crianças, e só não digo dos adultos, porque sei que ideias feitas são muito complicadas de contrariar.
Então a pergunta que me ocorre é: Onde entra a escola no meio deste processo, e onde falha?
Não sou um estudioso da matéria, mas sou aluno universitário. Com base em experiência pessoal e contacto com os outros colegas conclui que hoje a escola está dimensionada única e exclusivamente para "enfiar" conceitos dentro da cabeça dos alunos, para no final se fazer um exame e aferirmos quem consegui memorizar mais. Devo confessar que a certa altura da minha vida estudantil pensei que se fizessem testes escritos nos empregos, em que eu tinha de ler, decorar e depois despejar o que tinha lido.
Enquanto o único método de avaliação for exames escritos, enquanto o único objectivo da escola for expor conceitos, enquanto não colocarem os alunos a pensar e a fazer trabalhos dentro da sociedade que realmente são interessantes, enquanto a escola até ao secundário for meramente um ciclo normal da vida de uma pessoa para entrar na universidade, vamos continuar a ter problemas de cidadania, pois os conceitos aprendem-se quando os fazemos, não é quando os ouvimos.
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 06/06/06 10:06 Concordo com o que diz.E não sei se também lhe aconteceu andar um ano inteiro lectivo, em "Tecnologias" (não me recordo se é bem este o nome, mas contém o conceito)e a aprender a fazer tricot e a colocar uma tomada electrica. Também? Grande "Choque Tecnológico"! Grande investimento no futuro! Bem que a professora de matemática me tinha avisado que as piores turmas iam para essa escolha, mas eu queria tanto que os meus filhos aprendessem a fazer e não apenas a ouvir... Enganei-me!
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 07/06/06 00:06 Sou Professor e lamento profundamente as vossas queixas, dói-me profundamente saber quando não conseguimos atingir os nossos objectivos e de alguma forma defraudamos as expectativas de alguém que ainda tem uma visão optimista da vida. Eu, como muitos outros docentes, encontro-me bastante deprimido face às acusações de que somos alvo. Já é suficientemente frustrante não dispormos dos meios necessários para desempenharmos como gostaríamos a nossa profissão, ainda temos de ser escarnecidos por comentários que claramente nos apontam como responsáveis pelo insucesso educativo no nosso país. Como Professor tenho que dizer que se alguém se quer queixar do ensino em Portugal queixe-se dos seus responsáveis pois esses é que determinaram a política educativa praticada no nosso país.
  | | O tópico foi bloqueado.
<< Início < Anterior | 1 2 | Seguinte > Final >>