flemmings
Utilizador
Itens afixados: 1 | |
|
Re:Diferentes formas de aprendizagem - 05/06/06 11:06
Considero a questão que colocou baste interessante, sendo que talvez um estudo sobre a febre das bandeiras até consiga comprovar a teoria da falta de identidade nacional e a crise de valores, mas penso que o problema não se encontra do lado dos "valores díspares e mesmo antagónicos" que certos meios de comunicação passam, mas sim da falta de sentido e orientação que a escola tem hoje. Num mundo globalizado como temos hoje, a identidade nacional é bastante importante, e essa só pode ser fomentada se existir algo que nos faça acreditar que somos tão bons ou melhor que os outros, algo que deve ser transmitido na educação das crianças, e só não digo dos adultos, porque sei que ideias feitas são muito complicadas de contrariar. Então a pergunta que me ocorre é: Onde entra a escola no meio deste processo, e onde falha? Não sou um estudioso da matéria, mas sou aluno universitário. Com base em experiência pessoal e contacto com os outros colegas conclui que hoje a escola está dimensionada única e exclusivamente para "enfiar" conceitos dentro da cabeça dos alunos, para no final se fazer um exame e aferirmos quem consegui memorizar mais. Devo confessar que a certa altura da minha vida estudantil pensei que se fizessem testes escritos nos empregos, em que eu tinha de ler, decorar e depois despejar o que tinha lido. Enquanto o único método de avaliação for exames escritos, enquanto o único objectivo da escola for expor conceitos, enquanto não colocarem os alunos a pensar e a fazer trabalhos dentro da sociedade que realmente são interessantes, enquanto a escola até ao secundário for meramente um ciclo normal da vida de uma pessoa para entrar na universidade, vamos continuar a ter problemas de cidadania, pois os conceitos aprendem-se quando os fazemos, não é quando os ouvimos.
|