se fosse só isso! acertar equações? |  forum
 
Forum  


Se fosse só isso! acertar equações? - 13/08/06 23:08 Prof. Filomena Camões

Lecciono há 21 anos Física e Química, já orientei estágio integrado, e sei do que está a falar. De facto mudar programas não basta....
A verdade deve ser dita, a escola tem que ser vista como um local de trabalho, deixemo.nos de andar a brincar e a querer fazer dela um local de entretenimento. É que estudar é trabalhar, exige muita dedicação e esforço, muitos sacrificios e renúncias, deixar de ver aquele filme e ou novela (os alunos não perdem nada!e não é a escola que é a sua primeira prioridade, se é que é alguma! só para uma minoria....) naquele(s) dia para estudar..... e isso não é o que os alunos querem, nem os pais, nem os professores que dizem coitadinhos, se não é agora que se divertem quando é que o vão fazer!..... pois, por isso chegam-nos às mãos estagiários em piores condições que os nossos próprios alunos!
Estudar é trabalhar, e os modelos da nossa sociedade não transmitem isso! Passem-se os alunos a qualquer preço....para garantir o nível de escolaridade mínimo de toda a população portuguesa, as estatísticas vão agradecer.... Não interessa se sabem ler, contar e escrever bem.
Vamos pensar na Física e Química: para quê escolher essas disciplinas se com outras (Biologia e Psicologia) se conseguem melhores notas, mesmo que nada sirvam para o curso a seguir (e já que nem são exigidas para aceder aos cursos?). Tenho alunos que querem ser engenheiros civis mas não escolhem Física nem Química no 12º ano! Chega a do 11º! a universidade não pede mais! E um aluno que siga ensino de Física e Química igual! Então não serão só equações redox que não vai saber. Vai entar na faculdade, mas não vai sair a menos que na faculdade se vá promover o falso sucesso como no básico e secundário!!!!! Sim, para mim, quando se exigem montes de relatórios a um professor do Básico e secundário que se atreva a propor a reprovação de um aluno, só está a ser promovido o falso sucesso! é muito mais fácil dar 3 (no básico) ou 10 no secundário e não é necessário justificar porque é que se passa o aluno!!!!!!!! Depois é só o professor que é o culpado, até pelos maus resultados dos alunos que foram apanhados mil vezes nas aulas com a revista maria entre os livros fingindo que estavam, no mínimo, muito atentos!!!!! Diga-se a verdade: a maior parte dos alunos não estuda, muito simplesmente! E vai passando na mesma! No 12º ano não sabe quanto é 6x3 mas passa na mesma! Escreve seija em vez de seja e passa na mesma!
Claro que os professores são os culpados! enquanto tiverem medo de uns tantos pais que o crucificam por ele colocar errado na resposta dos seus filhos; enquanto aguentam nas aulas alunos que só perturbam, não trabalham e não deixam trabalhar e são crucificados se os colocam na rua; enquanto aceitarem fazer de amigos e colegas em vez de professores....quando aceitam como cordeiros serem pai, mãe, conselheiro, médico, psicólogo, psiquiatra em vez de ensinar bem aquilo que deve.... e pior que isso, enquanto aos alunos só forem reconhecidos direitos e nenhuns deveres....
Exija-se do professor o desempenho das funções que lhe estão reservadas por inerência da formação que fez e não outras; Cada qual ensine bem aquilo para que é qualificado e deixemo-nos de brincar ao "somos capazes de tudo, é só pedirem" Andamos a brincar com a educação e isso não se faz! Dessa forma não vamos a lado nenhum, só perpetuamos uma politica que dá prémios à mediocridade e depois, quem faz uma coisa bem vai para o banco do réu....
Mudar programas, sim, para prevenir a fossilização dos professores, mas que lhes seja dada nova formação para acompanhar a mudança e aprender mais para melhor poder ensinar. Abra-se a possibilidade de frequência de cadeiras dos cursos da universidade aos professores, em cada área de especialidade (pressuponho que aí se aposta na formação actualizada), ou não seja esse o caminho da constante aprendizagem e actualização de conhecimentos. Os professores têm que ser continuamente, também eles, estudantes, ai do nosso sistema de ensino e aprendizagem se não for assim! Não é pela via da acumulação de uns míseros créditos (que até há bem pouco tempo não interessava em quê, até podia ser aprender a dançar para um professor de Física!....)
Isto foi mais um desabafo, mas é o que sinto, e não me agrada: O que me vale é que gosto imenso de dar aulas, mas sentir-me-ia melhor se conseguisse ver que consigo ensinar alguma coisa a alguém (mas como ensinar a quem não quer aprender, e a quem sabe que passa mesmo que não tenha aprendido?)

Goreti
  | | O tópico foi bloqueado.