JJMRP
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Re:Contributos da Educação Ambiental - 07/06/06 09:06
Entendendo este espaço uma oportunidade para discutir a pertinência da Educação Ambiental nos curricula começo por apresentar algumas considerações, no sentido de podermos ter compromissos políticos para uma efectiva e estruturada inclusão da Educação Ambiental nas Escolas Portuguesas.
» A Constituição da República Portuguesa de 1976, pode ser considerada como um dos textos constituintes mais progressista em matéria de ambiente. Na sua primeira versão (1976)o artigo 66º consagra literalmente os «direitos ao ambiente». A 4ª revisão da Constituição da República Portuguesa (1997), nesse mesmo artigo destinado ao «ambiente e qualidade de vida», passa a atribuir ao Estado, por meio de organismos próprios, em colaboração com as autarquias e com a participação dos cidadãos, a responsabilidade de promover a «educação ambiental» e o «respeito pelos valores do ambiente».
» Na estrutura do Instituto do Ambiente podemos contar, entre outras, e no âmbito da Educação Ambiental, com a Direcção de Serviços para o Acesso à Informação e Participação do Cidadão. Esta compreende a Divisão de Divulgação e Acesso à Informação e a Divisão para a Participação do Cidadão. Por sua vez, esta passa a ter competências para promover a Estratégia Nacional para a Educação Ambiental, já prevista em vários governos, mas sem que tenha havido vontade política para que os votos de intenções se tornassem realidade. Será este o momento oportuno para podermos considerar a articulação entre o Ministério da Educação e o Ministério do Ambiente para tornar efectiva a Estratégia Nacional de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, recuperando documentos de grupos de trabalho já iniciados?
» Para além de uma educação “acerca de”, “sobre”, “para” o ambiente, a EA é basicamente a nossa relação com o ambiente (Sauvé e Orellana, 2003). Desta forma é importante que os educadores saibam estimular a discussão e compreensão crítica da crise sócio-ambiental problematizando a diversidade de concepções de sustentabilidade apresentadas, nos seus argumentos, valores, objectivos, posições ético-políticas e nas suas implicações sociais, para que se possa ajudar a definir os caminhos que cada um quer seguir no seu projecto e prática educativa tendo em conta as dimensões da nossa relação com o ambiente.
Joaquim Ramos Pinto
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