re:contributos da educação ambiental |  forum
 
Forum  


Re:Contributos da Educação Ambiental - 07/02/07 09:02 O mundo moderno está profundamente influenciado pela ciência e pela tecnologia. Tal, deve-se ao esforço continuado de cientistas e engenheiros. Contudo, a ciência não pode ser apenas uma ocupação de especialistas, mas também parte da cultura de qualquer cidadão activo e participativo socialmente. A ciência nasceu da curiosidade do ser humano, da sua tentativa de entender o mundo que o rodeia. As crianças pequenas são curiosas por natureza. Estão constantemente rodeadas por acontecimentos que as levam a perguntar porquê, o quê, quando e onde. Esta curiosidade revela-se em ambientes formais e informais de comunicação e aprendizagem, quando o adulto e o educador desenvolvem interacções positivas e promovem aprendizagens significativas. À medida que vão investigando as propriedades do mundo físico envolvente, as crianças vão adicionando novos conhecimentos ao seu reportório. Quanto mais conhecimentos adquirirem mais fundamentação tem para desenvolver novos conceitos. Ao tocar, sentir, cheirar, provar, olhar, escutar, manipular, experiênciar, etc. elas sentem-se mais capazes de integrar esta informação em conceitos pré-existente, ampliando e aprofundando a compreensão do mundo em que se encontram inseridas.
Contudo a aprendizagem das ciências na Educação de Infância, segundo alguns autores, encontra-se mais centrada no processo do que no produto final. Para que a criança entenda a definição de um termo tem que agir fisicamente sobre o conceito em que é utilizada a palavra. Um conceito só tem verdadeiro significado para ela quando o pode comprovar através da exploração e manipulação, correspondendo assim, a um processo de aprender como se aprendeu a aprender, metacomunicando com o meio envolvente. As crianças não necessitam de aprender a explorar, perguntar e a manipular, porque nascem já imbuídas deste desejo, é intrínseco à sua condição de ser criança. Esta necessidade de tocar, manipular, brincar e explorar são as bases de todo o futuro da aprendizagem. As crianças sentem satisfação ao serem capazes de manipular e controlar coisas que estão para lá do seu corpo e isso permite-lhes uma clarificação e entendimento do seu mundo físico.
Possibilitar e iniciar a criança na compreensão das propriedades físicas do ar, da água, do solo, do tempo atmosférico e de outros fenómenos naturais é um dos papeis mais importante, que qualquer Educador de Infância e os pais podem desempenhar. É já um dado adquirido que as crianças aprendem fazendo. Ao estimularmos a curiosidade e a criatividade, estimulamos a investigação e a aprendizagem progressivamente. Aceitar as ideias das crianças e desafiá-las com ideias novas desperta-as para uma forma de pensar, que tem um significado muito para além dos factos da ciência. Com esta atitude despertamos a curiosidade, o gosto e o sentido da observação do mundo que as rodeia e promovemos ainda a literacia científica e o desenvolvimento holístico das crianças, em articulação com o jardim de infância e a família, com base no modelo orquestral da comunicação humana. Ao contrário de crianças mais velhas que dominam o código verbal, as crianças pequenas para entenderem a definição de um termo, têm de estar fisicamente activos sobre o ambiente em que o conceito é aplicado. Um conceito tem verdadeiro significado para estas crianças quando o podem vivenciar mediante exploração e manipulação. Na educação de infância tanto o processo de aprendizagem como o ambiente educativo tem mais notoriedade do que o produto final. A preocupação reside na qualidade das aprendizagens e não tanto na quantidade de conceitos que a criança consiga memorizar, eles só farão parte do sujeito, se este estiver implicado no processo de aprendizagem.
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Contributos da Educação Ambiental
JJMRP 05/06/06 23:06
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
JJMRP 07/06/06 09:06
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
Joao Soares 10/06/06 22:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
ruis 13/06/06 19:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
IMGO 03/02/07 15:02
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
rgomes 07/02/07 09:02
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
ahgama 07/02/07 16:02
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
LucíliaGuedes 13/06/06 22:06
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
JJMRP 14/06/06 13:06
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
LucíliaGuedes 15/06/06 21:06
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
JJMRP 17/06/06 19:06
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
JJMRP 02/12/06 00:12
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
JJMRP 02/12/06 00:12
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
JJMRP 03/02/07 13:02
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
Fidelis 05/02/07 10:02
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
mneves 05/02/07 18:02
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
mneves 06/02/07 11:02
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
IMGO 07/02/07 09:02
  thread link
thread linkthread link Re:Contributos da Educação Ambiental
mneves 08/02/07 12:02