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Re:Contributos da Educação Ambiental - 05/02/07 10:02 A Educação constitui um pré-requisito para a promoção do desenvolvimento sustentável e um instrumento fundamental para a prossecução de uma governação coerente dos bens públicos, nomeadamente da qualidade ambiental e dos recursos naturais. De facto, na sua essência, o desenvolvimento sustentável e a valorização da qualidade ambiental requer uma construção social, económica e politicamente determinada e está dependente da análise critica de estilos de vida, de recursos humanos e financeiros, de prioridades de desenvolvimento e da cidadania. Estas múltiplas dimensões associadas ao desenvolvimento sustentável levam-nos a destacar a importância que a educação e literacia ambiental podem proporcionar, bem como a importância da integração de valores inerentes ao desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da aprendizagem dos indivíduos visando o aperfeiçoamento de comportamentos que ajudem atingir uma sociedade mais justa e um ambiente mais sustentável.

A educação para o desenvolvimento sustentável desenvolve e reforça a capacidade dos indivíduos, dos grupos, das comunidades, das organizações e dos países para formar juízos de valor e incentivar a processos de tomada de decisão mais consonantes com os princípios do desenvolvimento sustentável. A Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Estratégia da CEE/ONU para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável constituem incentivos para reflectir as potencialidades, as funções e os mecanismos que as instituições governativas, as instituições escolares e os diversos actores locais dispõem para promover a literacia ambiental. Os processos de Agenda 21 Local constituem mecanismos para rever a forma como se tomam decisões em matéria de ambiente e desenvolvimento. Estes processos envolvem (i) a identificação do conjunto dos actores locais chave, (ii) a realização de um diagnóstico dos problemas, (iii) a identificação de prioridades, (iv) a identificação de uma programa de acção, de compromissos e de parcerias e, (v) a definição de um programa de avaliação e monitorização que ponha em evidência os resultados alcançados, os obstáculos e os requisitos para o futuro. Estes processos são desenvolvidos através de um debate público alargado sobre os valores a preservar, as prioridades a ter em conta na definição de estratégias de desenvolvimento local visando aumentar os níveis de sensibilização e co-responsabilização dos diversos agentes locais pela preservação dos valores públicos, tais como a qualidade ambiental e os recursos naturais.

O mecanismo de operacionalização do Programa Eco-Escolas evidencia um conjunto de particularidades que se assemelham, em parte, ao processo de agenda 21 local anteriormente referido. Tendo como objectivo fundamental a promoção da educação para o desenvolvimento sustentável integra um mecanismo participativo que combina um processo de educação ambiental com um processo de educação para a cidadania num contexto de participação no meio escolar, e que, idealmente, se deverá estender às comunidades locais (famílias, associações, empresas, autoridades governativas, etc.). O seu contributo permite não apenas aumentar os conhecimentos ambientais da comunidade escolar e o desempenho ambiental da própria instituição escolar mas, também, sensibilizar os restantes actores envolvidos, constituindo assim um veículo relevante para implementar uma agenda 21 local na comunidade escolar.

A promoção do desenvolvimento sustentável requer, entre outros aspectos, um elevado nível de formação ambiental e de responsabilização dos diferentes actores de uma sociedade. O conceito de literacia ambiental tem estado associado a este requisito e envolve um conjunto de passos essenciais , designadamente, de (i) sensibilização sobre a relação entre o ambiente e a vida humana; (ii) conhecimento sobre os sistemas e processos naturais e humanos; (iii) desenvolvimento de atitudes de atenção e preocupação sobre o ambiente; (iv) desenvolvimento de competências para realizar análises críticas e resolver problemas; e de (v) desenvolvimento de capacidade para a acção individual e colectiva e participação cívica. Os processos de Agenda 21 Local e do Programa Eco-escolas integram mecanismos pedagógicos que permitem desenvolver conhecimentos, competências e capacidades para “aprender e informar”, “debater”, “agir” e “auto-avaliar” fundamentais no processo de educação para o desenvolvimento sustentável. Estas potencialidades sustentam a sua relevância e salientam a sua importância no contexto português, onde ambos os processos, apesar das suas potencialidades para modernizar e inovar a sociedade portuguesa em matéria de desenvolvimento sustentável, carecem ainda de uma adopção em larga escala e, sobretudo, eficaz e consequente.

Arendt afirma que “A educação é (...) o ponto em que se decide se se ama suficientemente o mundo para assumir responsabilidade por ele e, mais ainda, para o salvar da ruína que seria inevitável sem a renovação, sem a chegada dos novos e dos jovens.” Num contexto internacional de alerta para os problemas ambientais globais, num contexto de nacional de reconhecimento do contributo que as comunidades locais podem proporcionar para aperfeiçoar a interacção entre as actividades humanas e o superte biogeofisico e ambiental, cabe às estruturas governativas e educativas locais, e em parceria, um papel chave para incutir o “gosto” e a “responsabilidade” pelo nosso suporte de vida e pela sua sustentação. Compreender como e com que alcance é tarefa de todos nós.
(Teresa Fidélis, excerto de uma breve intervenção no seminário Eco-Escolas 2007)
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Contributos da Educação Ambiental
JJMRP 05/06/06 23:06
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JJMRP 07/06/06 09:06
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Joao Soares 10/06/06 22:06
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ruis 13/06/06 19:06
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IMGO 03/02/07 15:02
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rgomes 07/02/07 09:02
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ahgama 07/02/07 16:02
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LucíliaGuedes 13/06/06 22:06
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JJMRP 14/06/06 13:06
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LucíliaGuedes 15/06/06 21:06
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JJMRP 17/06/06 19:06
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JJMRP 03/02/07 13:02
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Fidelis 05/02/07 10:02
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mneves 05/02/07 18:02
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mneves 06/02/07 11:02
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IMGO 07/02/07 09:02
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mneves 08/02/07 12:02