sequeira
Utilizador
Itens afixados: 23 | |
|
Re:Medidas e Metas para a Educação - 28/12/06 21:12
Até aqui como cidadão que se preocupa positivamente e procura participar construtiva e democraticamente num debate que interessa muito seriamente ao futuro dos seus e do seu país dei pontualmente a minha opinião. Foi uma opinião de um cidadão com 61 anos de idade, com frequência do ensino superior e ex-bancário. Também a dei como pai de um filho com 32 anos que tive de acompanhar e tentar ajudar enquanto e onde pude e soube mesmo quando e já no ensino superior. É Designer de Comunicação formado no ESAD. Será uma opinião com lacunas e quiçá menor conhecimento das realidades actuais em certas áreas, mas reflecte certamente a preocupação de um pai sujeito no seu tempo a um ensino bem melhor e muito mais exigente que viu o seu filho crescer e formar-se num ensino fraco, demasiado tolerante, pouco eficaz onde grassavam os mercenários do ensino e donde saiu com imensas lacunas que em casa não tive a menor possibilidade de eliminar! Por estranho que pareça é um Designer que muito pouco foi ajudado a desenvolver-se em Desenho durante a sua formação desde a primária, que mal deu Geometria até chegar ao complementar! Foi obrigado a frequentar física e matemática no técnicoprofissional de artes gráficas dadas como se do ensino normal se tratasse (o que era incorrecto e ilegal), disciplinas essas que de nada lhe serviram no seu curso superior. Em contrapartida não teve francês que lhe veio a fazer falta porque no superior mandavam-lhe ler e estudar livros em línguas estrangeiras! É que os tais catedráticos não se dão ao trabalho de traduzir livros e muito menos fazer sebentas em português, mesmo quando se trata de ajudar os alunos nocturnos trabalhadores estudantes. Assim, permanece com alguma dificuldade em redacção em português correcto, não adquiriu o hábito de trabalho e de auto-controlo, disciplina e custou-lhe imenso ter que investigar, tirar apontamentos e fazer resumos dos livros lidos. Valeu-lhe o facto de o curso ser muito mais prático que teórico! Ao longo da sua formação tive que gastar fortunas com explicações para, mesmo assim, ter tido muita dificuldade em formá-lo! Gostaria que outros pais no futuro não tivessem tantas dificuldades e que os alunos do futuro não cheguem ao superior com tantas lacunas e matérias por dar! Metas – Há que exigir-se excelência aos alunos para bem do seu futuro dando-lhes boas condições, bons meios e professores quase missionários! Medidas – Há que expurgar do ensino os maus professores, os mercenários do ensino, aqueles que só exigem promoções automáticas e se não querem sujeitar a avaliação, nem ao cumprimento de objectivos! Não é justo que só ao trabalhador têxtil e a outros manuais se exija que fabrique um determinado número de peças por hora. Bem sei que a matéria prima humana é mais difícil de orientar e dela obter resultados. Mas para isso é que o professor é doutor, deve ter formação pedagógica e psicológica! É por isso que ganha muito mais, que tem um estatuto social melhor e mais férias! Como diz o lema do comunista que entendo dever aplicar-se “a cada um segundo as suas necessidades e de cada um segundo as suas capacidades”! Por último, a educação e formação deve ser uma responsabilidade da sociedade, isto é, de todos; Estado, escolas, professores, pais, faculdades, empresas, entidades formadoras e, claro, pelo menos a partir de dada altura, também dos alunos!
|