re:ciência, investigação e desenvolvimento educativo |  forum
 
Forum  


Re:Ciência, Investigação e Desenvolvimento Educativo - 28/12/06 20:12 5.1 - Não sendo esta uma área na qual me sinta bem e com domínio pleno posso talvez dizer que uma economia baseada no conhecimento não cristalizado carece de uma actualização constante, quer de gestores, quer de trabalhadores. Assim, tem de haver excelência no ensino a todos os níveis incluindo claro está no superior. E quem diz ensino diz certamente também formação. Para além disto julgo que haverá certamente contributos muito mais avalizados e valiosos que preferirei ler.

5.2 – Confesso que tenho lido pouco sobre o assunto, embora que saiba que a polémica tem sido acesa reunindo as opiniões contra e a favor muita vozes. No pressuposto de que venha a tornar-se numa mudança para melhorar o ensino superior julgo que todas as vontades se devem reunir e envolver em torno da sua implementação já que não há retorno. Parece-me que tudo que seja equiparar o nosso ensino superior ao nível dos melhores da Europa só pode ser positivo. Por outro lado, conseguir que os nossos doutores se possam candidatar a um cargo em qualquer país da Europa em pé de igualdade com os do próprio país é uma meta importantíssima a atingir para permitir a mobilidade e a empregabilidade! Para conseguir melhorar o ensino superior acho que muitas das reformas implementadas ao nível do primário e secundário devem ser adaptadas e aplicadas aos tradicionais e quiçá cristalizados catedráticos do ensino superior!

5.3 – Há que começar por se exigir excelência a professores, escolas e alunos. Só com bons alicerces se podem construir edifícios sólidos. Depois é preciso que no ensino superior haja avaliação dos professores, progresso nas carreiras por mérito e um grande envolvimento e colaboração entre universidades e o mundo do trabalho. Por outro lado, julgo também muito importante que se fomente em Portugal cada vez mais a investigação!

5.4 – Desde sempre que se estuda sobretudo para posteriormente se poder exercer uma profissão e ser remunerado condignamente. Há muitos cursos superiores que são uma fraude já que enganam pais e alunos! E porquê? Porque terminados os cursos superiores os doutorados não têm saídas à altura! Também sabemos que o ensino em algumas privadas deixam bastante a desejar! Por isso está implantada no mercado do trabalho uma preferência injusta e inaceitável pelos formados no ensino superior público. No meu entender não se pode admitir um tal estado de coisas! Ou o ensino privado é mau e tem ser fechado ou tem de ser fiscalizado e tornado excelente para que se acabe duma vez com essa discriminação deveras injusta socialmente. Há quem diga com autoridade e conhecimento que no ensino superior público há no geral alunos mais ricos do que no privado. Ora é deveras injusto que um pai que gasta muitos milhares de euros a formar o seu filho numa privada, tendo ainda que pagar com os seu impostos a formação dos alunos do superior público, veja o seu filho preterido em relação a um formado na mesma especialidade no superior público! É urgente que essa tradicional preferência deixe de ter razão de existir.

5.5 – A excelência dos alunos pressupõe a excelência das escolas e das universidades que frequenta consubstanciada na excelência dos respectivos professores e catedráticos! Os alunos de ontem, de hoje e de amanhã serão sempre de uma inteligência mais ou menos média e ou acima da média, mas se as escolas não tiverem condições à altura, meios e, sobretudo, bons professores não vamos certamente continuar a dizer cobardemente que a nossa juventude é que é rasca! Ensinar é educar e formar os homens e mulheres de amanhã, os que estarão à frente deste país num futuro próximo onde nós seremos velhos, idosos e dependentes. Se o futuro deles for melhor, o nosso sê-lo-á certamente também!
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Ciência, Investigação e Desenvolvimento Educativo
michelesato 15/06/06 00:06
  thread link
thread linkthread link Re:Ciência, Investigação e Desenvolvimento Educativo
sequeira 28/12/06 20:12
  thread link
thread linkthread link Re:Ciência, Investigação e Desenvolvimento Educativo
sequeira 02/01/07 19:01