sequeira
Utilizador
Itens afixados: 23 | |
|
Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais - 18/12/06 21:12
3.3 – Que organização escolar poderá melhorar o processo educativo?
Nesta pergunta confesso as minhas limitações porque está certamente muito fora do meu âmbito de abrangência. Mas talvez possa tentar dizer que tem de haver forte respeito pelas hierarquias sem que isso possa e ou deva inibir o diálogo e o trabalho de equipe pois que é suposto que numa escola todos devam trabalhar com um objectivo que é ensinar o melhor possível os alunos. Tem certamente que haver também grande disciplina e ao mesmo tempo um espírito de entreajuda em que o contributo de todos seja considerado fundamental! A pontualidade e a assiduidade deve ser exemplar para os alunos, devendo ser previamente traçados os objectivos a atingir. O programa de cada livro deve ser dado na íntegra para que os alunos não passem consecutivamente de ano com parte da matéria por concluir. Uma das coisas que mais me enraivecia na condição de pai de um aluno do preparatório era que o meu filho raramente acabava a álgebra e quase nunca dava geometria. Foi sempre algo que ultrapassou a minha capacidade de compreensão! Finalmente urge que os professores não tenham medo de chumbar ainda que saibam de antemão que o aluno vai abandonar o ensino no 9º ano. Mesmo nessas circunstancias ele/a vai precisar de todo o saber que puder adquirir para o seu quotidiano posterior.
|