re:a qualidade versus actores |  forum
 
Forum  


Re:A qualidade versus actores - 18/12/06 02:12 Estimado professor Miguel Costa

Sou mãe de dois jovens que frequentam o 10º e 11º , ambos no curso de ciência e tecnologia.
Acompanhei desde sempre os estudos dos meus filhos Nos primeiros anos com natural facilidade e de um modo mais activo, actualmente a minha ajuda é esporádica e limita-se à Biologia, disciplina que me está mais próxima uma vez que possuo formação superior na área da saúde.
Ao longo destes anos e devida a esta actividade de “explicadora polivalente”, vi-me na necessidade de me inteirar dos diferentes conteúdos programáticos exigidos aos meus filhos.
Tenho uma opinião negativa da generalidade dos currículos escolares e encontro neles uma boa parte das culpas dos maus resultados do ensino em Portugal.
Tenho consciência da fragilidade da minha situação de mãe, estou fora do sistema de ensino, tenho apenas como argumentos a minha experiência de vida e o meu próprio percurso académico, mas a meu ver estes currículos são normalmente programas extensos, repetitivos que acabam por não acrescentar muito ao conhecimento. São inicialmente muito ambiciosos mas, porque não há tempo para consolidar os conhecimentos adquiridos, não atingem os seus objectivos. Exigem um grande esforço aos alunos em termos de tempo extra da sala de aula, (trabalhos de investigação ) que é pouco produtivo em temos de conhecimentos novos adquiridos, e que retirando tempo de aulas agrava a dificuldade em cumprir o programa.
Para espanto meu este tema raramente é apontado como causa do insucesso do ensino português, e é com agradável surpresa que o vejo referenciado por si.
Queria-lhe agradecer o facto de ter trazido este tema à discussão, já estou cansada de ouvir falar das nossas crianças que não trabalham (mas quando emigram são alunos brilhantes), dos professores que não querem dar aulas de substituição mas que fazem de técnicos de acção social dentro e fora da escola da escola e de pais que não de se interessam pelos filhos e que lhes pagam com enormes sacrifícios as explicações de matemática e as aulas extras de inglês.
Obrigado
[size=4][/size]
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
A qualidade versus actores
Miguel Costa 18/10/06 11:10
  thread link
thread linkthread link Re:A qualidade versus actores
Maria Paula 18/12/06 02:12