JPFerreira
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Re:Medidas e Metas para a Educação - 29/11/06 19:11
Concordo com muitas das medidas sugeridas. Queria apenas comentar algumas delas: 5. Disciplinas de banda estreita. Embora eu seja docente do ensino superior e não esteja totalmente a par dos currículos dos Ensinos Básico e Secundário, dá-me ideia que existe um grande número de ramos e opções semi-profissionalizantes, mesmo a nível do 8º ou 9º ano de escolaridade. Acho mal. Um ensino básico, obrigatório, não deve ter preocupações de instruir para profissões particulares, mas deve, como sugerido, ser generalista. Aquelas divisões criam confusão nas escolas. Mesmo ao nível do Secundário (10º ao 12º ano), a distinção entre cursos profissionalizantes e não profissionalizantes deve ser bem clara. O desejável será criar/adaptar escolas profissionais, onde um mínimo de 60 ou 70 por cento das matérias leccionadas sejam, de facto, técnicas especialistas. Misturar ensino generalista com ensino profissional é, a meu ver, negativo. 10 e 11. Exames nacionais e exames de admissão. Constituem um verdadeiro imperativo nos tempos actuais. Só não sei por que é que este Ministério não tem coragem para os estender a todas as disciplinas, nos 5º e 12º anos. Seria bom para todos os intervenientes na Educação: alunos, pais, professores e escolas. Um exemplo: é sabido que algumas escolas (públicas ou privadas, não interessa) inflaccionam as notas. Assim, quem pode, muda-se para essas escolas para ter melhor média de acesso ao ensino superior. Isto é uma injustiça tremenda. Assim, para defesa dos próprios alunos, os exames finais devem existir e ter um grande peso nas médias de acesso ao ensino superior. Só quem eventualmente se quer aproveitar desta fraqueza do sistema é que não concordará com tal proposta!
Item editado por: JPFerreira, em: 02/12/06 11:12
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