jmdiascoelho
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Igualdade de oportunidades na Educação - 05/11/06 20:11
Em qualquer matéria, para se poder avançar e melhorar é preciso avaliar o feito até à data. Parece-me que nunca houve instrumentos para essa avaliação no campo da educação, porque nunca houve tempo para testar os diferentes sistemas que os nossos governantes implementam. Porque é preciso uma geração passar para ter dados fiáveis. E não tem havido governos suficientemente corajosos para prescindirem de ter os - supostos - louros de nova reforma, em vez de estudarem, com dados fiáveis, os resultados das anteriores. E aprender com erros e acertos de outros. Certamente é difícil.Mas importante.
Sugiro começar pelo simples (será?) estudo de quanto se gasta por aluno nos vários ciclos, nas escolas públicas (Não parece muito dignificante para a educação começar por critérios economicistas, mas tem a vantagem de ser objectivo). Comparar com os orçamentos das escolas privadas. Cotejar com os resultados dos rankings de notas. Suspeito - talvez me engane - que o custo das públicas não está muito abaixo, para circunstâncias parecidas.Aliás, nos USA (único país que conheço que teve a coragem de fazer este estudo) chegaram à conclusão que as privadas tinham menos custos por aluno.
Nalguns países implantou-se o cheque escolar: ajudas às famílias, que aplicam esse dinheiro no centro de ensino que escolham, e não directas aos centros de ensino. Esta seria uma forma muito simples de haver verdadeira liberdade de escolha no ensino para todos, aumentar a qualidade e, certamente, reduzir o custo total.
Haverá coragem para implementar esta evidência?
José Dias Coelho Escrito na óptica de utilizador do sistema educativo nacional
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