re:escolas, professores e outros profissionais |  forum
 
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Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais - 03/11/06 20:11 Então Boa noite, para quem estiver, ainda, interessada/o em debater a Educação.

Decidi falar-vos um pouco sobre este tema que, espero possa vir a ter algum reflexo nos pareceres que Conselho Nacional de Educação emite sobre os diversos temas que lhes são solicitados.
O último que li, que foi sobre a Avaliação das Escolas, e que nos trouxe não só o parecer dessa instituição (ou deverei dizer Organismo público?) como também um pouco de história da avaliação das escolas em Portugal.
Se por um lado me decepcionao facto de muitos dos meus colegas não o conhecerem, por outro lado também os compreendo, porque cada vez se exige mais, mas não se dá espaço para a leitura, a pesquisa, não se desperta o interesse por novas investigações ou experências na área do ensino.
Deixem-me dizer que concordo plenamente com o facto dos professores estarem 35 horas na Escola, mas por favor, não lhes peçam que façam substituições.
Não podemos "dar aulas" mais do que 5 ou 6 horas lectivas diárias!
Não há condições psicológicas nem humanas, para estar com alguns dos nossos jovens mais tempo, seguido!

Vamos pedir aos docentes que fiquem 35 horas nas escolas, mas para preparar aulas, para articular com os colegas do mesmo departamento, para homogeneizar o modo de transmitir conhecimentos, para ajudar os docentes mais novos, com menos experiência ...
Vamos exigir que se façam os PC de turma, os P C de Escola! Mas vamos pensar em como podemos ajudar quem não os souber operacionalizar. Vamos colocar mais docentes na IGE ou nas DRE´s com competências para averiguar, mas também para AJUDAR!
E para voltar "lá", e ver o que se alterou, se mudarm as estratégias!
Se queremos mudar para MELHOR, então vamos pensar MELHOR!

Outra situação que me preocupa muito são os órgãos de gestão das escolas, que 7 anos após a saída do Dec-Lei 115-A/98, continuar a elabora Reg. Internos, segundo legislação anterior ...

Não conhecem a legislação que veio trazer uma organização diferente ao Conselho Pedagógico!Não conseguem operacionalizar as estruturas de orientação educativa!
Alguns nem a conhecem!

Não estamos de modo algum em condições de assinar contratos de autonomia. Temos de perceber o que sabem e o que fazem os órgãos de gestão.

Claro que há excepções, mas a generalidade não abona nada em nosso favor!
Vamos primeiro profissionalizar os órgãos de gestão!
Demiti-los (porque não?) se não corresponderem às expectativas, mas vamos apenas exigir aos docentes que exerçam a sua profissão, com profissionalismo e para isso temos de lhes dar condições.
Não podemos desmotivar aqueles que ainda têm alguma motivação, porque aqueles que nunca a tiveram, já estavam perdidos antes.
Vamos fazer alguma coisa por quem gosta e se dedica a esta causa que é a EDUCAÇÃO!

Voltarei... talvez, com a gestão ou com o estatuto do aluno, a indisciplina....
Veremos...

Por hoje ficamos por aqui.

Maria Custodia

Mas também percebo que anda tudo muito


Quiron escreveu:
Esta árvore discute o conteúdo do artigo: Escolas, Professores e Outros Profissionais

Toda a gente cita, a propósito de quase tudo, a frase de Tomasi di Lampedusa: «é preciso que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma». Geralmente atribuem a frase à personagem principal d'O Leopardo, o Príncipe de Salina, quando a personagem que a profere é o sobrinho deste, Tancredo - que com ela granjeia a desconfiança e a incompreensão da aristocracia decadente e bronca que o rodeia mas obtem o respeito, se não mesmo a admiração, do tio.

É nesta frase que eu tenho pensado mais perante as medidas já tomadas e anunciadas pela Senhora Ministra da Educação. Quem se propuser mudar alguma coisa na educação para tudo ficar na mesma, tem muito por onde fazê-lo.

Os problemas enumerados pelo discurso oficial são problemas reais, não são inventados: há professores bons, maus e péssimos, e não se faz distinção entre eles; a gestão das escolas é corporativa; não se trabalha por objectivos definidos; não se responsabilizam os alunos, nem os pais, nem, suficientemente, os professores; não se definem nem se aferem objectivos, e portanto ou não há avaliação, ou a que há é arbitrária.

Do mesmo modo poderíamos enumerar muitos outros problemas, que como estes são reais e como estes acessórios, a que o discurso oficial tende a não se referir, et pour cause. Também eu me dispenso de os referir aqui, até porque toda a gente sabe quais são.

Resolver estes problemas - mesmo admitindo que todos eles são passíveis de solução cabal - terá como consequência principal, (para lá dum pequeníssimo efeito paliativo e do efeito positivo no marketing político do governo) não só a manutenção, como o agravamento dos vícios essenciais no sistema. E nestes a Senhora Ministra não quer tocar, como não quiseram ou não puderam tocar os seus antecessores.

São dois, só dois, os vícios essenciais do sistema:uma filosofia educativa oficial que roça o charlatanismo; e a tentação sempre presente de os governos se servirem das estruturas educativas para a prossecução de políticas públicas que são muitas vezes meritórias e necessárias, mas não são educativas.

Daqui resulta que eu, professor de inglês e alemão, sou solicitado a convencer os portugueses a não fumarem, a não conduzirem em excesso de velocidade, a respeitarem a polícia, a manifestarem-se contra o racismo, a protestarem contra as centrais nucleares, a comerem mais verduras, etc.

Como cidadão, estou pronto a ajudar em todos esses esforços, ou pelo menos naqueles com os quais concordo. Como professor preferia, francamente, que me deixassem fazer aquilo que sei e de que gosto, que é ensinar inglês e alemão.

O que nos traz à questão de saber o que é um bom professor. É aquele que sabe o que ensina e ensina o que sabe? Ou é aquele que se desdobra em «actividades» cujos objectivos nao são definidos nem definíveis, cujos resultados não são observáveis, e que não podem portanto ser avaliadas a não ser pelo tempo que com elas se gasta (ou perde)?

É bom que pensemos nisto quando falamos em avaliar os professores. E já agora é bom que tornemos a pensar quando chegar o momento de avaliar a Senhora Ministra.
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Escolas, Professores e Outros Profissionais
Quiron 17/06/06 14:06
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ima 17/06/06 21:06
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ruimjorge 06/10/06 14:10
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Maria G. 10/01/07 15:01
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ruis 18/06/06 15:06
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antoniofigueiredo 25/07/06 23:07
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Quiron 26/07/06 10:07
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antoniofigueiredo 31/07/06 14:07
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Quiron 31/07/06 15:07
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Maria Goreti 12/08/06 16:08
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FSAD 18/10/06 21:10
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jbsimas 03/01/07 01:01
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Quiron 20/12/06 11:12
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Lia 06/08/06 17:08
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metaveira 11/08/06 01:08
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James 20/10/06 21:10
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custodia 03/11/06 20:11
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Rita Tavares 25/11/06 10:11
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artur 05/12/06 18:12
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jogsilva13 16/12/06 22:12
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sequeira 17/12/06 23:12
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jafundo 19/12/06 12:12
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sequeira 18/12/06 21:12
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Celia 27/12/06 19:12
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sequeira 18/12/06 21:12
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sequeira 18/12/06 22:12
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sequeira 19/12/06 21:12
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sequeira 30/12/06 17:12
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Modesto Vitória 18/01/07 10:01