re:medidas e metas para a educação |  forum
 
Forum  


Re:Medidas e Metas para a Educação - 27/10/06 18:10 Que diz a uma reforma do secundário no sentido de o tornar predominantemente profissional? Veja as minhas razões e o modo de o configurar.
Objectivo:20% de cursos gerais ( letras e ciências); 20% de cursos técnico-profissionais;60% de cursos profissionais (escolas profissionais).
Meta a alcançar dentro de 5 ou 10 anos. É necessário preparar/reconverter professores; convencer a sociedade em geral e as famílias dos jóvens em particular; associar o tecido económico e empresarial ao destino do ensino profissional; implementar a gratuitidade e a obrigatoriedade do seundário( deixar para o Superior o contributo financeiro das famílias e dos indivíduos).
Razões. A maioria dos jovens, ao fim de 12 anos de escolaridade, deve saber fazer algo de prático que lhes assegure meios mínimos de sobrevivência material e de ocupação, necessária ao equilíbrio psicológico e à estruturação da vida pessoal.
O secundário deve fechar o ciclo de aprendizagem inicial.Contribuirá para a autonomização e qualidade do ensino básico e secundário, fará outro sentido para os jovens e aumentará a liberdade de escolha do ensino superior.
É necessário inverter a nossa tendência para privilegiar um ensino teórico, normativo, explicativo, pretensamente científico o qual não serve o desenvolvimento das pessoas nem o desnvolvimento socio-económico do país e promove uma cultura legalista, nominalista e conservadora.
O ensino/formação profissional, actualmente, não se limita à formação técnica mas comporta dimensões socio-económicas e culturais importantes.
Os 40% que não seguem a via profissional do secundário adiam para o 1ºciclo do Superior a profissionalização.(processo de Bolonha).
Neste quadro os jovens, após conclusão do 9º ano, podem fazer uma primeira escolha entre três vias de desnvolvimento da inteligência: inteligência científica e técnica; inteligência literária e relacional e inteligência operativa e prática. Não são, por isso, os mais inteligentes que entram nos cursos geral e técnico-profissional mas aqueles que revelam essas formas de inteligência. Esta fórmula promove realmente a diferenciação e a igualdade.
A profissionalização do secundário, segundo esta fórmula, merecia um referendo?
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Medidas e Metas para a Educação
Margarida Pires 09/06/06 00:06
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
ruis 13/06/06 23:06
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Quiron 17/06/06 21:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
map 22/06/06 09:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Margarida Pires 22/06/06 22:06
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
movalente 05/07/06 23:07
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Miguel Costa 23/10/06 10:10
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
JPFerreira 29/11/06 19:11
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
abelarez 18/06/06 13:06
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
ruis 20/06/06 00:06
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
ikhm0001 25/06/06 22:06
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Marcelo Teixeira 10/10/06 21:10
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
sequeira 03/01/07 00:01
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Naifer 17/10/06 20:10
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
ASilva 17/10/06 22:10
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
James 21/10/06 21:10
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
rutra 27/10/06 18:10
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Quiron 28/10/06 12:10
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Manuel Ferreira 14/11/06 15:11
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Miguel L. M. 25/11/06 18:11
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Maria Paula 17/12/06 20:12
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
sequeira 09/01/07 21:01
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
B_L 11/12/06 18:12
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
Precioso 12/12/06 22:12
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
sequeira 28/12/06 21:12
  thread link
thread linkthread link Re:Medidas e Metas para a Educação
isabelazinhais 21/01/07 19:01