ruimjorge
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Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais - 06/10/06 14:10
A escola hoje em dia, em Portugal, mas não só, é avassalada por um discurso medíocre que tenta impor, principalmente através das "Ciências de Educação", todo um programa de banalidades e "ompetências", unicamente virado pra o mercado.
Este mercado é dominado por dois vectores. Um é o da socialização, que apregoa as virtudes do "multiculturalismo" e do adequado em termos de comporetamento individual. Esta componente terapêutica, pretende generalizar determinados comportamentos e atitudes, de forma a integrar todos os indivíduos como consumidores. Sob a capa da "diversidade" e da "tolerância", impinge-se um gosto pelo pechisbeque, nivela-se o gosto estético e atenua-se o sentido crítico. Um rap vale o mesmo que uma cantata de Bach, uma piada do Gato Fedorento rivaliza com Wittgenstein.
Num outro vector, incentiva-se a aprendigagem de "competências", qualquer coisa de importante, na perspectiva do mundo empresarial. A metodologia do McDonald´s reina na programação e avaliação das competências que a escola é suposta transmitir aos alunos-como-futuros-empregados. Isto é, qualquer aluno que saia da escolaridade obrigatória deverá saber trabalhar com um PC (na perspectiva do utilizador), ter boas maneiras e respeitar os clientes (mesmo que sejam de outra etnia), saber balbuciar algumas perguntas e respostas, saber ler um anúncio de jornal (e a ementa) e ser cumpridor do horário de trabalho. Nesta mesma lógica, se alargarmos um pouco estas competências, termos o aluno ideal universitário e mesmo o representante-deputado ideal da Nação.
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