monique
Utilizador
Itens afixados: 1 | |
|
Re:Professores e encarregados de educação - 30/09/06 22:09
Na escola pública o esforço de articulação deve partir da escola pois na generalidade das escolas públicas os pais/EE não são convidados à escola, não são considerados parceiros, não são estimulados a participar. Depois ouvem-se os professores queixarem-se de que os pais não comparecem quando uma vez ou outra são convocados, sem perceberem que uma parceria tem de ser um contínuo. Basta ir a uma escola privada para perceber qual é o segredo (e não me digam que os pais da privada são melhores). Eu tenho um filho de cada lado e de facto vejo as vezes que sou convidada para um lado e para outro. Também vejo os resultados dessas visitas de um lado e de outro. Também há excepções (em ambos os lados), já o sabemos.
Portanto a escola de qualidade já está inventada. Basta seguir os bons modelos: escolas onde todos os professores trabalham mesmo, e muitas horas (que luxo é este de um dia livre por semana? que luxo é este de dois "artigos" por mês? que controlo é descontar nas férias de quem tem, em muitos casos, três meses de férias por ano?); escolas onde os horários e organizações de vida das famílias são tidas em conta; escolas onde o conceito de responsabilidade é abrangente; escolas centradas no aluno (e não no professor ou no próprio sistema), verdadeiramente e não só no panfleto distribuído no 1º dia de aulas.
|