a escola light |  forum
 
Forum  


A escola light - 26/07/06 11:07 Como já alguém disse, "educar é um risco". Um risco tanto maior quanto assistimos ao surgimento de um novo homem light, "educado" em escolas light, produto do nosso tempo.Pensamento débil, convicções sem firmeza, apatia nos seus compromissos, indiferença sui generis feita de curiosidade e relativismo ao mesmo tempo; como ideologia, o pragmatismo; como norma de conduta, o hábito social, o que se tolera o que está na moda; quanto à ética, essa funddamenta-se na estatística, substituta da consciência; moral? essa é repleta de neutralidade, falta de compromisso e plena de subjectividade, ficando assim relegada para a intimidade, sem se atrever a vir a público.

A verdade é que a escola bebe hoje de uma sociedade repleta de aspectos que funcionam mal:

a) materialismo: os indivíduos obtêm reconhecimento social pela única razão de ganhar muito dinheiro.

b) hedonismo: viver bem à custa do que quer que seja é o novo código de comportamento; morrem as ideias e fica o vazio de sentido e a busca de sensações cada vez mais novas e excitantes.

c) permissividade: a destruição dos melhores propósitos e ideais.

d) revolução sem finalidade e sem programa: uma ética permissiva que substitui a moral, produzindo uma desordem generalizada

e) relativismo: tusdo é relativo, com o que se cai na absolutização do relativo.

f) consumismo: a verdadeira fórmula postmoderna da liberdade.

Para quem como eu educa jovens há quase um quarto de século, certamente concordará comigo. Os nossos alunos, hoje, vivem na sua maioria, num torvelinho de confusões e indecisões.

Não se trata de totalitarismo, mas antes de ajudar os mais jovens a escolher livremente. O homem, ao contrário dos animais, é livre precisamente porque pode escolher.. Não ajudando os jovens a escolher, não etsaremos a perpetuar um "totalitarismo pela ausêncoa"?

Se a escola tem como objectivo preparar os alunos para a vida, não terão então os professores/educadores que se preocupar com os cidadãos que tomarão as decisões no futuro? Aqueles que serão os médicos, os juízes, os engenheiros, os empresários, os professores, etc?

O problema é que no Ocidente existe uma crescente indiferença por saturação.Há de tudo em excesso, e o homem indiferente não se agarra a nada, não tem verdades absolutas nem crenças firmes, só quer toneladas de informação, ainda que não saiba para quê...
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Competências para o século XXI
claracaldeira 22/05/06 12:05
  thread link
thread linkthread link Re:Competências para o século XXI
antoniofigueiredo 24/07/06 17:07
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Competências para o século XXI
Quiron 25/07/06 16:07
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link A escola light
antoniofigueiredo 26/07/06 11:07