re:escolas, professores e outros profissionais |  forum
 
Forum  


Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais - 25/07/06 23:07 "Mais do que qualquer taxonomia (cognitiva, psicomotora, afectiva) que olhe apenas uma área da educação, de forma fragmentária, deve-se tender para um sistema de objectivos em que estejam incluídas todas as manifestações da vida humana no seu processo de aperfeiçoamento. Na base da relação que liga os diversos componentes da tarefa educativa, pode-se afirmar que qualquer actividade pedagógica, para que alcance a sua plenitude, deve proporcionar algum conhecimento (conteúdo) - especulativo ou prático -, desenvolver alguma aptidão (capacidade) e promover algum valor (atitude). Ao englobar os objectivos de educação num sistema - justificado pelos estudos correlacionais pertinentes -, opera-se implicitamente a unidade do processo educativo, a plena realização do homem [Victor Garcia Hoz, Pedagogia Visivel y Educacion Invisible, Rialp].

Para Garcia Hoz, o professor ao trabalhar com os alunos a aquisição dos conteúdos das áreas curriculares (conhecimentos), promove igualmente, através das actividades escolares, o desenvolvimento da capacidades e valores. Do seu ponto de vista, é na actividade do aluno, que se alcançam os objectivos educativos, é com o seu trabalho bem feito que adquire os conhecimentos, as capacidades e os valores formulados nos objectivos.

E objectivos e competências não são termos antagónicos, mas ângulos de visão diferentes das mesmas realidades; enquanto o objectivo realça a intencionalidade educativa, a competência acentua a acção educativa.

Pessoalmente agrada-me ter como finalidade educativa a educação integral; para isso torna-se indispensável atender à totalidade da pessoa do aluno pelo que, na sequência do pensamento de Garcia Hoz, entendo que como professor devo esforçar-me por conseguir a unidade do acto educativo, que se obterá respondendo na prática pedagógica a três questões fundamentais:

- O que saber? (conhecimentos)
- Como fazer? (Processos)
Como deve ser? (Atitudes)

Um professor não poderá descurar estas três dimensões da aprendizagem, sem as quais a formação do aluno ficará incompleta. Qual o peso de cada uma? Como fazer e avaliar? Disso tratará a planificação, a metodologia didáctica e a avaliação.

AF
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Escolas, Professores e Outros Profissionais
Quiron 17/06/06 14:06
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
ima 17/06/06 21:06
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
ruimjorge 06/10/06 14:10
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
Maria G. 10/01/07 15:01
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
ruis 18/06/06 15:06
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
antoniofigueiredo 25/07/06 23:07
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
Quiron 26/07/06 10:07
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link Pessoas que se comportam eticamente são mais raras
antoniofigueiredo 31/07/06 14:07
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Pessoas que se comportam eticamente são mais ra
Quiron 31/07/06 15:07
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Pessoas que se comportam eticamente são mais raras
Maria Goreti 12/08/06 16:08
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Professores; alunos e escolas
FSAD 18/10/06 21:10
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Professores; alunos e escolas
jbsimas 03/01/07 01:01
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread linkthread link Re:Pessoas que se comportam eticamente são mais ra
Quiron 20/12/06 11:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
Lia 06/08/06 17:08
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
metaveira 11/08/06 01:08
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
James 20/10/06 21:10
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
custodia 03/11/06 20:11
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
Rita Tavares 25/11/06 10:11
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
artur 05/12/06 18:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
jogsilva13 16/12/06 22:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
sequeira 17/12/06 23:12
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
jafundo 19/12/06 12:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
sequeira 18/12/06 21:12
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
Celia 27/12/06 19:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
sequeira 18/12/06 21:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
sequeira 18/12/06 22:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
sequeira 19/12/06 21:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
sequeira 30/12/06 17:12
  thread link
thread linkthread link Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais
Modesto Vitória 18/01/07 10:01