antoniofigueiredo
Utilizador
Itens afixados: 8 | |
|
Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais - 25/07/06 23:07
"Mais do que qualquer taxonomia (cognitiva, psicomotora, afectiva) que olhe apenas uma área da educação, de forma fragmentária, deve-se tender para um sistema de objectivos em que estejam incluídas todas as manifestações da vida humana no seu processo de aperfeiçoamento. Na base da relação que liga os diversos componentes da tarefa educativa, pode-se afirmar que qualquer actividade pedagógica, para que alcance a sua plenitude, deve proporcionar algum conhecimento (conteúdo) - especulativo ou prático -, desenvolver alguma aptidão (capacidade) e promover algum valor (atitude). Ao englobar os objectivos de educação num sistema - justificado pelos estudos correlacionais pertinentes -, opera-se implicitamente a unidade do processo educativo, a plena realização do homem [Victor Garcia Hoz, Pedagogia Visivel y Educacion Invisible, Rialp].
Para Garcia Hoz, o professor ao trabalhar com os alunos a aquisição dos conteúdos das áreas curriculares (conhecimentos), promove igualmente, através das actividades escolares, o desenvolvimento da capacidades e valores. Do seu ponto de vista, é na actividade do aluno, que se alcançam os objectivos educativos, é com o seu trabalho bem feito que adquire os conhecimentos, as capacidades e os valores formulados nos objectivos.
E objectivos e competências não são termos antagónicos, mas ângulos de visão diferentes das mesmas realidades; enquanto o objectivo realça a intencionalidade educativa, a competência acentua a acção educativa.
Pessoalmente agrada-me ter como finalidade educativa a educação integral; para isso torna-se indispensável atender à totalidade da pessoa do aluno pelo que, na sequência do pensamento de Garcia Hoz, entendo que como professor devo esforçar-me por conseguir a unidade do acto educativo, que se obterá respondendo na prática pedagógica a três questões fundamentais:
- O que saber? (conhecimentos) - Como fazer? (Processos) Como deve ser? (Atitudes)
Um professor não poderá descurar estas três dimensões da aprendizagem, sem as quais a formação do aluno ficará incompleta. Qual o peso de cada uma? Como fazer e avaliar? Disso tratará a planificação, a metodologia didáctica e a avaliação.
AF
|