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Re:Medidas e Metas para a Educação - 25/06/06 22:06
Caros Colegas,
Sendo certo que alunos devem ir acumulando as competências durante o seu percurso escolar, devemos reconhecer que com o ensino que estamos a praticar na escola primária, deixamos uma grande parte dos mesmos sem as competências – chave imprescindíveis no resto do seu percurso, nomeadamente, sem a competência de ler e perceber o lido, e sem a competência de saber fazer contas de cabeça. Suponho que é desnecessário repetir que o Português e a Matemática são o fundamento de todo o resto.
Para o aluno poder adquirir a primeira, devemos proibir oficialmente o uso do método visual no ensino de leitura – p.f. veja a minha contribuição ao tópico de "Aprendizagens básicas" no fórum "qualidade e equidade em educação".
Quanto a segunda, devemos proibir completamente o uso nas aulas das máquinas de calcular, que poderão ser introduzidas quando fosse necessário para as aulas de física e química, no 8º ou 9º ano, e são desnecessárias antes disso.
Para desenvolver a capacidade de cálculo mental, deve ser exigido aos alunos da escola primária o bom conhecimento da tabuada (devem decora-la, outro remédio não há). Alem disso, devem os alunos ser obrigados de decorar os poemas nas aulas de Português, como antigamente, tanto ajuda a desenvolver a cultura de cada um, como a memória.
Com competências sólidas em leitura – digamos, 100 palavras por minuto no 2º ano da primária, competências suficientes em matemática, e memória razoavelmente desenvolvida, o aluno terá um sucesso bem melhor nos ciclos a seguir, e não ia perder tão cedo o interesse à aprendizagem.
Quanto às propostas de alterações concretamente feitas, acho que as mudanças não devem ser feitas com tanta frequência – devemos é esperar vários anos para ver se a situação vai melhorando ou não. Melhor é não alterar nada durante algum tempo para perceber o que se passa – os resultados aparecem em cerca de 5 ou 10 anos, caso temos feito as alterações ao nível dos ciclos, ou na primária.
Cumprimentos de um professor e pai de quatro filhos.
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