JJMRP
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Re:Contributos da Educação Ambiental - 14/06/06 13:06
Os problemas ambientais assumem importância social, a partir do momento em que o indivíduo e a própria sociedade se relacionam entre si e estes com a natureza. As relações indivíduo – sociedade – natureza são um reflexo das organizações económicas e políticas estabelecidas pela sociedade vigente, consequentemente, os problemas ambientais só podem explicar-se com referência às referidas organizações. Neste contexto, enquadrado por compromissos explícitos com a integridade dos sistemas ecológicos e construção de um mundo mais justo, ético e com harmonia, situa-se a educação ambiental como proposta e resposta educativa para um desenvolvimento que prevê um presente/futuro sustentável. Partilhando Caride e Meira (2004: 12,16,17) "a Educação Ambiental é uma oportunidade – entre outras – para que seja exequível assentar a educação e a sociedade sobre novas bases filosóficas, epistemológicas e antropológicas: criadora e impulsionadora de novos pontos de vista e estratégias no diálogo educação-ambiente, inspiradora de novos conteúdos e métodos pedagógicos, geradora de iniciativas solidárias e de responsabilidades partilhadas, promotora de coesão e integração social, garante de direitos e liberdades cívicas, possibilitando uma ética ecológica biocêntrica, etc.”
Como referiu Lucilia Guedes é cada vez mais inportante haver uma articulação entre a escola e outros actores sociais para a construção de sociedades sustentáveis. Aqui a importância do reconhecimento institucional ao nível do sistema educativo para impulsionar o bom trabalho desenvolvido mas muitas vezes sem articulação e sistematização necessárias.
Joaquim Ramos Pinto ----------------------------------------------- CARIDE, J. A. e MEIRA, P. A. (2004). Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Instituto Piaget. Lisboa.
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