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Respostas às perguntas da Area 3 - 17/12/06 13:12 1.Como fomentar uma melhor articulação entre os professores e os pais/encarregados de educação tendo em vista melhorar o sucesso escolar dos alunos?
R:
•Criando dinâmicas de participação, integradas no Projecto Educativo, que tentem atingir objectivos bem definidos.
Ex:
Aumentar em percentagem bem definida, o número de presenças, em reuniões de trabalho, de Encarregados de Educação, Autarcas e outros representantes.

•Criando condições de participação aos E.E. e às suas estruturas
Ex:
-exigência de legislação adequada (através das confederações E.E., …)
-senhas de presença
-adaptação da participação às realidades da Comunidade
-consensualização das participações
-...

•Não burocratizando (para além da componente lectiva) as vivências dos professores - que não deverão estar condicionados pelo cumprimento de horários rígidos.
•Adaptando às realidades da Comunidade as metodologias de contacto e de trabalho em geral
Ex:
-Director de Turma “sem horas” de atendimento mas responsável pela eficiente ligação aos EE
-utilização da componente não lectiva
-actuação diversificada mas integrada no Conselho de Directores de Turma
-implementação de planos consensuais
-...


2.De que formação inicial e contínua precisam os professores nos próximos anos?
R:
Inicial - a disponibilizada pelas Instituições do Ensino Superior.
Contínua (obrigatória) - a implementada pela Administração e a disponibilizada (acreditada) pelas Instituições do Ensino Superior, Sociedades Científicas e Associações em geral (profissionais, sindicais, …)




3.Que organização escolar poderá melhorar o processo educativo?
Pressuposto:
- instrumental, em relação às finalidades educativas que a comunidade quer perseguir e garantindo a persecução dos valores que se querem promover (igualdade de oportunidades, inclusão, participação, democraticidade...)

R:
•Aquela que a comunidade educativa achar conveniente para:
-a forma de gestão,
-o agrupamento de escolas,
-a definição de prioridades de desenvolvimento pedagógico e cultural, tendo em conta os condicionalismos regionais e locais
-a regulamentação local das estruturas educativas garantindo a participação democrática dos parceiros


4.Que tipo de autonomia e que mecanismos de responsabilização devem ser postos em prática nas escolas?

O reforço da autonomia da escola, decorre da Lei de Bases (artºs 43º e 45º).
A autonomia não se pode concretizar:
•sem a reorganização da administração educacional, visando inverter a tradição de uma gestão demasiado centralizada e transferindo poderes de decisão para os planos regional e local,
•sem uma ampla desconcentração de funções e de poderes - assume particular relevância a escola, designadamente a dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, como entidade decisiva na rede de estruturas do sistema educativo.
•sem um redimensionamento do perfil e da actuação das escolas nos planos cultural, pedagógico, administrativo e financeiro, alargando, simultaneamente, a sua capacidade de diálogo com a comunidade em que se inserem.

A autonomia da escola concretiza-se na elaboração de um projecto educativo próprio, constituído e executado de forma participada, dentro de princípios de responsabilização dos vários intervenientes na vida escolar e de adequação a características e recursos da escola e às solicitações e apoios da comunidade em que se insere.

A autonomia da escola desenvolve-se nos planos
•Cultural
•Pedagógico
•Administrativo
•Financeiro

A autonomia da escola exerce-se através de competências próprias em vários domínios, como a
•gestão de currículos e programas e actividades de complemento curricular,
•na orientação e acompanhamento de alunos,
•na gestão de espaços e tempos de actividades educativas,
•na gestão e formação do pessoal docente e não docente,
•na gestão de apoios educativos,
•a gestão de instalações e equipamentos
•na gestão administrativa
•na gestão financeira
•...
(Este quadro orientador é válido independentemente do modelo de organização e gestão das escolas básicas e secundárias e deverá ser concretizado no contexto da definição das estruturas de direcção e gestão das escolas, bem como do seu regulamento interno)

A implementação da autonomia da escola exige condições, recursos e apoios


5.Que podem (e vão) as comunidades locais fazer mais pelas suas escolas?
R:
Numa interligação com as escolas, as comunidades locais de forma institucional ou informal, deverão ser:
•parceiros actuantes na definição dos problemas/preocupações e das estratégias para os combater (Projecto Educativo)
•actores na implementação dessas mesmas estratégias e
•avaliadores dos resultados (para reformulação)
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