Davide Dias
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Respostas às perguntas da Area 3 - 17/12/06 13:12
1.Como fomentar uma melhor articulação entre os professores e os pais/encarregados de educação tendo em vista melhorar o sucesso escolar dos alunos? R: •Criando dinâmicas de participação, integradas no Projecto Educativo, que tentem atingir objectivos bem definidos. Ex: Aumentar em percentagem bem definida, o número de presenças, em reuniões de trabalho, de Encarregados de Educação, Autarcas e outros representantes.
•Criando condições de participação aos E.E. e às suas estruturas Ex: -exigência de legislação adequada (através das confederações E.E., …) -senhas de presença -adaptação da participação às realidades da Comunidade -consensualização das participações -...
•Não burocratizando (para além da componente lectiva) as vivências dos professores - que não deverão estar condicionados pelo cumprimento de horários rígidos. •Adaptando às realidades da Comunidade as metodologias de contacto e de trabalho em geral Ex: -Director de Turma “sem horas” de atendimento mas responsável pela eficiente ligação aos EE -utilização da componente não lectiva -actuação diversificada mas integrada no Conselho de Directores de Turma -implementação de planos consensuais -...
2.De que formação inicial e contínua precisam os professores nos próximos anos? R: Inicial - a disponibilizada pelas Instituições do Ensino Superior. Contínua (obrigatória) - a implementada pela Administração e a disponibilizada (acreditada) pelas Instituições do Ensino Superior, Sociedades Científicas e Associações em geral (profissionais, sindicais, …)
3.Que organização escolar poderá melhorar o processo educativo? Pressuposto: - instrumental, em relação às finalidades educativas que a comunidade quer perseguir e garantindo a persecução dos valores que se querem promover (igualdade de oportunidades, inclusão, participação, democraticidade...)
R: •Aquela que a comunidade educativa achar conveniente para: -a forma de gestão, -o agrupamento de escolas, -a definição de prioridades de desenvolvimento pedagógico e cultural, tendo em conta os condicionalismos regionais e locais -a regulamentação local das estruturas educativas garantindo a participação democrática dos parceiros
4.Que tipo de autonomia e que mecanismos de responsabilização devem ser postos em prática nas escolas?
O reforço da autonomia da escola, decorre da Lei de Bases (artºs 43º e 45º). A autonomia não se pode concretizar: •sem a reorganização da administração educacional, visando inverter a tradição de uma gestão demasiado centralizada e transferindo poderes de decisão para os planos regional e local, •sem uma ampla desconcentração de funções e de poderes - assume particular relevância a escola, designadamente a dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, como entidade decisiva na rede de estruturas do sistema educativo. •sem um redimensionamento do perfil e da actuação das escolas nos planos cultural, pedagógico, administrativo e financeiro, alargando, simultaneamente, a sua capacidade de diálogo com a comunidade em que se inserem.
A autonomia da escola concretiza-se na elaboração de um projecto educativo próprio, constituído e executado de forma participada, dentro de princípios de responsabilização dos vários intervenientes na vida escolar e de adequação a características e recursos da escola e às solicitações e apoios da comunidade em que se insere.
A autonomia da escola desenvolve-se nos planos •Cultural •Pedagógico •Administrativo •Financeiro
A autonomia da escola exerce-se através de competências próprias em vários domínios, como a •gestão de currículos e programas e actividades de complemento curricular, •na orientação e acompanhamento de alunos, •na gestão de espaços e tempos de actividades educativas, •na gestão e formação do pessoal docente e não docente, •na gestão de apoios educativos, •a gestão de instalações e equipamentos •na gestão administrativa •na gestão financeira •... (Este quadro orientador é válido independentemente do modelo de organização e gestão das escolas básicas e secundárias e deverá ser concretizado no contexto da definição das estruturas de direcção e gestão das escolas, bem como do seu regulamento interno)
A implementação da autonomia da escola exige condições, recursos e apoios
5.Que podem (e vão) as comunidades locais fazer mais pelas suas escolas? R: Numa interligação com as escolas, as comunidades locais de forma institucional ou informal, deverão ser: •parceiros actuantes na definição dos problemas/preocupações e das estratégias para os combater (Projecto Educativo) •actores na implementação dessas mesmas estratégias e •avaliadores dos resultados (para reformulação)
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