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Grupos de Recrutamento - 19/11/06 18:11 O Dec-Lei nº27/2006 de 10 de Fevereiro, define os grupos de recrutamento para efeitos de selecção e recrutamento o que, naturalmente, orienta a distribuição dos professores pelos horários da escola.

Para não me alongar em considerações teóricas que poderão ter diversas leituras e interpretações, passo a colocar a seguinte situação passível de discussão e relacionamento com os grupos ora definidos:

Sabemos que o, até agora, Grupo de Secretariado tem docentes com habilitações muito heterogéneas. É este mesmo o termo que pretendo utilizar. Entre elas estão os professores possuídores dos cursos de Contabilidade e Contabilidade e Administração dos antigos Institutos Comerciais e novos Institutos Superiores de Contabilidade.

Vejamos o grupo de disciplinas referente ao segundo caso atrás referido, verificável como caso concreto. Há as situações, penso ser um dever expô-las:

Algumas disciplinas do Curso:
- Geografia Geral e Económica;
- História Geral e Económica;
- Elementos de Direito Civil e Administrativo;
- Economia Política;
- Propedeutica Comercial e da Contabilidade;
- Cálculo Comercial e Financeiro;
- Elementos de Direito Comercial e Marítimo
- Contabilidade Geral;
- Cálculo Diferencial e Integral;
- Contabilidade Agrícola;
- Fiscalidade de Empresas;
- Contabilidade Analítica;
- Instituições de Crédito e sua Contabilidade;
- Contabilidade Bancária;
- instituições Comerciais e sua Contabilidade;
- Informática de Gestão.


Na situação em apreço, o professor fez uma Licenciatura em Administração Escolar e, posteriormente, um Mestrado em Gestão Educacional, pela Universidade Católica.

Não estará um professor nestas condições habilitado para leccionar as disciplinas do 6º Grupo?

Não seria mais equilibrado abranger uma área que comportasse estas situações?

Não seria mais fácil para as escolas, gerir estas situações, no âmbito duma utilização mais racional dos seus quadros?

Pergunto - naturalmente sem preconceitos quanto à Educação Tecnológica, que penso até estar muito teorizada e fugir, deste modo, à sua verdadeira função e objectivo - se é aqui a posição mais correcta de colocação dos professores, na situação descrita ou noutra equiparada?

Com os melhores cumprimentos
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