Maria Goreti
Utilizador
Itens afixados: 23 |   |
|
formação de professores - 08/09/06 09:09
Para atingir grandes objectivos em educação tem que ser feita uma aposta forte na formação continuada de professores. Qualquer agente de ensino, e para que não fossilize, deve fazer um esforço de constante actualização, mas, também, poder aceder a ele com facilidade e que o mesmo seja de qualidade. Não vou falar do que foi até agora a formação dada aos professores, mas do que considero ser de valorizar nesse âmbito da formação.
A formação deve (levar os professores de volta à escola! superior à do seu grau de ensino):
- ser dada por instituições de ensino superior, em áreas directamente relacionadas com a área disciplinar do professor ou afins or exemplo, em Física e Química para professores de F e Q mas, em F e Matemática também, e até em TIC -... a modalidade poderá ser a de frequência directa de cadeiras das áreas científicas da faculdade nessas áreas (as dos cursos que as ministram aos seus próprios alunos, pois pressuponho que a universidade vai reciclando conhecimentos processos e resultados, apostando nas actualizações constantes dos seus cursos). Cadeiras essas com componente prática e teórica. -... frequência de cadeiras de Didácticas específicas onde o contacto com as novas tecnologias deve ser predominantemente orientado para a sua adequação ao ensino presencial em contexto de sala de aula e no âmbito das exigências dos programas em cada tempo - de frequência gratuita, sem custos para o professor (qualquer empresa que queira os seus funcionários actualizados oferece-lhes as formações adequadas, não são eles que as têm que suportar) - onde? na faculdade mesmo, se a distância o permitir, se não nos centros de formação pelos professores que as dariam na faculdade -incentivar a partilha de experiências de ensino e aprendizagem por cada professor, boas e más, em momentos de encontros nacionais, ou regionais, sem que o mesmo tenha que estar vinculado a um professor do ensino superior ( a experiência diz-me que se algum professor do secundário se atreve a escrever sobre o que faz, os seus escritos dificilmente são aceites se não levarem por trás o nome de um professor do superior!). A verdade é que ninguém pode saber do que fazemos se não aceitam que lhes conte! -reconhecer para efeitos de autoformação e outros, o envolvimento de professores em projectos educativos (que contemplem o desenvolvimento de actividades de complemento curricular dos alunos): vulgo projectos Ciência Viva, Nónio, Galileu, nacionais ou internacionais.....
Goreti -
|