fernando_santana
Utilizador
Itens afixados: 2 | |
|
Re:Escolas, Professores e Outros Profissionais - 02/01/07 12:01
A responsabilidade dos pais / encarregados de educação está já legalmente consagrada. É impossível um maior empenho sem uma mudança de mentalidades (lembrei-me agora daquele pai que, chamado à escola, deu imediatamente uma tareia no filho e só na escola percebeu que tinha sido chamado para lhe ser transmitido um louvor pelo desempenho do seu filho). Tradicionalmente os pais com quem a escola deveria trabalhar mais arduamente não comparecem, eventualmente com receio de reconhecerem perante outros as suas dificuldades. E ainda não se descobriu a forma de ultrapassar isto, apesar de algum esforço de integração progressiva em actividades variadas na escola por vezes ter um resultado positivo. Mas não há receitas.
A formação pedagógica e científica é uma área vital. Especialmente a inicial mas também a contínua. Deve ser de uma qualidade e de um rigor exemplares, ao nível da mais exigente formação tecnológica. E é relativamente fácil de conseguir, através da exigência e da avaliação das escolas superiores que formam professores.
Não sei a que se refere por "turmas de nível".
As relações com as empresas locais ou regionais resultam do dinamismo dos professores e dos gestores das escolas e dependem das estratégias traçadas por essas equipas. Podem ser mais importantes nuns locais do que noutros.
A "preocupação das estatísticas" é uma coisa boa. Quando se está na gestão e se seguem planos, os resultados têm de ser medidos periodicamente. Só assim podemos saber se estamos a ir bem ou se é necessário realizar ajustes.
A valorização do trabalho das escolas é normalmente dada pelos ex-alunos quando estes passam a ocupar cargos na comunidade. A valorização institucional deveria emanar da tutela e é importante para motivar todos os seus profissionais. Veja-se o caso recente da Espanha e da França.
A ideia do Presidente do CE ter uma turma é boa. Mais difícil é ele conseguir desempenhar com qualidade as funções de professor dessa turma, por diversos motivos, todos eles consumidores de tempo e disponibilidade. Por outro lado o efeito "sentirem na pele os alunos de hoje" não se dá pois os alunos têm certamente uma atitude diferente perante o Presidente da escola.
|