re:qualidade no ensino superior |  forum
 
Forum  


Qualidade no ensino superior - 22/05/06 12:05 Que novos modelos adoptar para a gestão da qualidade no ensino superior e que referenciais devem orientar a construção da excelência?
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Qualidade no ensino superior - 05/12/06 11:12 Eu sou aluno do IST e tenho críticas a fazer em relação ao ensino que recebo. Na minha opinião muitos dos professores que tive ou que tenho não têm vocação para ensinar. Isto acontece porque não é dada a devida importância à sensibilidade pedagógica, que deveria ser uma qualidade exigida a quem ensina, e porque não há uma separação entre a docência e a investigação. Actualmente, os professores universitários têm que dar aulas e ao mesmo tempo fazer investigação, mesmo que não tenham vocação para uma dessas actividades. Penso que a investigação na carreira de um professor universitário não beneficia o ensino de uma cadeira de licenciatura porque essa investigação incide apenas numa estreita área. Para dar uma cadeira de licenciatura é necessário ter uma visão global do conhecimento por ela abrangido e não a especialização num determinado capítulo.
Penso também que os alunos deveriam ter uma participação mais activa nas aulas o que se conseguiria através de avaliação contínua e de elementos de estudo de maior qualidade. Quando há avaliação contínua e há bons elementos de estudo, os alunos estudam regularmente, têm a matéria em dia, vão às aulas de dúvidas e participam nas aulas. A participação activa dos alunos torna as aulas mais estimulantes e eles só conseguem ter essa participação quando percebem a matéria. Para tal, são necessários professores claros e capazes de despertar o interesse dos alunos e elementos de estudo que constituam uma boa base para estudar em casa.
Na realidade, as sebentas de muitas cadeiras são tão maçudas que os alunos não estudam por elas mas pelos apontamentos que tiram nas aulas. Muitas vezes as aulas transformam-se em sessões de cópia da matéria teórica ou dos exercícios resolvidos que o professor escreve no quadro. Na minha opinião, esta é uma forma antipedagógica de dar aulas.
O Ensino Superior está ferido e há muitos docentes que acreditam ter curas milagrosas como por exemplo acabar com as aulas teóricas que na realidade são pouco frequentadas. Eu penso que o melhor é não mexer no ferido mas chamar uma ambulância porque só pessoas qualificadas (pedagogos e os bons professores, no caso do ensino) podem ajudar a resolver o problema.
Estou disponível para colaborar no sentido de um melhor ensino dando testemunho da minha experiência no IST.
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Qualidade no ensino superior - 20/12/06 00:12 Olá!

Gostaria de saber se posso contactar com este aluno, do IST, pois talvez possamos trocar alguns aspectos, pertinentes aos dois. Não sou docente, apenas alguém que partilha a mesma opinião e que gostaria de ajudar. [/size]
  | | O tópico foi bloqueado.