re:professores e encarregados de educação |  forum
 
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Re:Professores e encarregados de educação - 30/09/06 22:09 Na escola pública o esforço de articulação deve partir da escola pois na generalidade das escolas públicas os pais/EE não são convidados à escola, não são considerados parceiros, não são estimulados a participar. Depois ouvem-se os professores queixarem-se de que os pais não comparecem quando uma vez ou outra são convocados, sem perceberem que uma parceria tem de ser um contínuo. Basta ir a uma escola privada para perceber qual é o segredo (e não me digam que os pais da privada são melhores). Eu tenho um filho de cada lado e de facto vejo as vezes que sou convidada para um lado e para outro. Também vejo os resultados dessas visitas de um lado e de outro. Também há excepções (em ambos os lados), já o sabemos.

Portanto a escola de qualidade já está inventada. Basta seguir os bons modelos: escolas onde todos os professores trabalham mesmo, e muitas horas (que luxo é este de um dia livre por semana? que luxo é este de dois "artigos" por mês? que controlo é descontar nas férias de quem tem, em muitos casos, três meses de férias por ano?); escolas onde os horários e organizações de vida das famílias são tidas em conta; escolas onde o conceito de responsabilidade é abrangente; escolas centradas no aluno (e não no professor ou no próprio sistema), verdadeiramente e não só no panfleto distribuído no 1º dia de aulas.
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Re:Professores e encarregados de educação - 02/10/06 21:10 que luxo é este de um dia livre por semana?
Não é um dia livre, é um dia não lectivo. Pessoalmente não quero ter um dia não lectivo pois a existência do referido dia implica um acréscimo de esforço noutros dias da semana. De qualquer forma é um dia muito importante para alguns professores pois permite preparar as aulas, ir a bibliotecas e a outros locais pesquisar recursos.
Esta é uma visão comum e muito errada das horas de trabalho dos professores. Eu não trabalho em média menos de 50 horas por semana. Por cada hora de aulas necessito de pelo menos outra para a preparar, nas direcções de turma não se trabalha menos de 7/8 horas por semana.
que luxo é este de dois "artigos" por mês?
Realmente preferia que me descontassem no ordenado sempre que apanho um acidente no caminho para a escola e perco uma ou duas aulas. Em vez disso vejo-me obrigado a meter umas horas ou até um dia de férias, sendo que de facto não estou em férias. Por outro lado também gostaria de poder tirar férias em Novembro ou Maio mas não... sou obrigado a tirar férias quando o país está entupido de turistas.
de quem tem, em muitos casos, três meses de férias por ano?);
Esta não entendi, na minha escola só posso tirar férias a partir do final de Julho, nunca antes do dia 25. Quando regresso começo imediatamente a trabalhar a preparar o próximo ano lectivo.
Depois ouvem-se os professores queixarem-se de que os pais não comparecem quando uma vez ou outra são convocados, sem perceberem que uma parceria tem de ser um contínuo.
Se bem percebi a sua lógica é: se os pais forem convidados uma vez não comparecem se forem convidados mais vezes então já comparecem. Não faz muito sentido, de facto. Há até quem já tenha optado por convocar os pais ao sábado mas também não comparecem pois muitos não estão para perder o dia de descanso.
. Basta ir a uma escola privada para perceber qual é o segredo
Partilhe connosco esse segredo, gostava de saber.
Também vejo os resultados dessas visitas de um lado e de outro.
E quais são os resultados?
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Re:Professores e encarregados de educação - 18/12/06 16:12 Antes de pensar em fomentar uma melhor articulação entre os professores e os pais/encarregados de educação, há que criar o hábito da presença dos pais na escola na escola. Infelizmente, são cada vez maiores e mais graves os casos de ausência dos pais da escola; de ano para ano aumentam os casos de alunos vindos de famílias destruturadas,alunos, que pelas mais variadas razões, foram "retirados" aos pais, sem falarmos naqueles alunos cujos pais se demitem da sua função de educadores e a entregam totalmente nas "mãos" da escola. Quantas são as vezes que encontramos pais/encarregados de educação convocados pelos Directores de Turma para vir à escola e nem sequer sabem qual a turma do seu educando?
É um panorama negro? Acredito que sim. Mas é o que existe.
Numa situação ideal, um tabalho articulado entre os professores e os pais/encarregados de educação passaria pela superação da desconfiança actualmente existente ( da responsabilidade de uns e de outros, pela capacidade de uns e outros em assumir o seu papel. Da parte dos professores, serem PROFISSIONAIS e não se desculparem com a "falta de condições"; da parte dos pais/encarregados de educação ( ao contrário do que é feito até pela própria Confederação das Associações de Pais)é necessário que olhem para os professores com o respeito que a profissão merece.
Acima de tudo não ninguém deve esquecer que no INÍCIO ESTÃO SEMPRE OS PROFESSORES!!!
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Re:Professores e encarregados de educação - 16/01/07 00:01 Estimada Clara

Permita-me corrigi-la:NO ÍNICIO ESTÂO SEMPRE OS ALUNOS!!!

Nós todos (pais, professores, presidentes dos Concelhos executivoss e ministros) vimos depois!

O nosso papel é secundário, e é o seu conjunto que é válido.

O que eu desejo para as nossas crianças, é que tenham os melhores pais, os melhores professores, os melhores directors e a melhor ministra.

Um Bom Ano para todos

Maria Paula
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Re:Professores e encarregados de educação - 17/01/07 00:01 [size=3]A finalidade agora é corrigir-me a mim própria!!!
Os presidentes são obviamente dos conselhos executivos, que serão as versões modernas dos antigos directores dos liceus do meu tempo.

A língua Portuguesa é muito traiçoeira, e os teclados umas pequenas ratoeiras!

Fica a correcção.
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