ruis
Utilizador
Itens afixados: 18 | ![graph](https://dne.cnedu.pt/components/com_joomlaboard/graph/col9m.png) ![graph](https://dne.cnedu.pt/components/com_joomlaboard/emoticons/graph.gif) |
|
Re:Comunidades locais - 16/06/06 19:06
Quando os surdos não querem ouvir não há mudo que se cure. Por acaso até acho que a distinção entre escola e comunidade não se deveria existir pois ambas deveriam estar em sintonia, buscar a prossecussão de objectivos comuns; se ela se refere é porque é real. Actualmente os valores defendidos e propagados na escola encontram-se desacreditados: o trabalho, a força de vontade, a organização, o gosto pelo saber encontram-se substituídos pela "esperteza", pelo "desenrasca", pelo oportunismo. Essas atitudes grassam na nossa sociedade, são um modo de estar que se generalizou porque já ninguém acredita que ser-se honesto e trabalhador é importante para o sucesso. Por que razão os cidadãos em geral não se envergonham da sua falta de civismo quando deitam lixo para o chão, estacionam bloqueando outro carros ou não deixam passar quem está na passadeira? O exemplo é uma forma poderosa de educar e quando os valores humanos, cívicos e ambientais não são uma prática corrente na sociedade, o que se espera da escola, que se renda e abdique deles? Esta é uma das causas para o tão falado fracasso da escola, ter deixado de ser um referente em termos éticos, e agora ainda mais, com o a campanha de desacreditação de que tem sido alvo.
|