re:competências para o século xxi |  forum
 
Forum  


Re:Competências para o século XXI - 24/07/06 17:07 Os professores do século 21

Um estudo realizado este ano em nove países da União Europeia, incluindo Portugal, mostra como os adolescentes dos 12 aos 18 anos se encontram imersos no ambiente configurado pelas novas redes de comunicação e pelos novos media. Desse estudo ressalta o seguinte facto: 50 milhões de jovens europeus estão ligados online. O que fazem eles? O que fazemos nós? O que é necessário fazer? O que se passa com os jogos online? Quem conhece os conteúdos dos blogues dos adolescentes e os interesses e perspectivas que exprimem? Como estão a reconfigurar-se as relações sociais, as formas de socialização e os processos de aprendizagem, com as novas ferramentas de comunicação? Como se redefinem os usos dos media mais tradicionais, neste novo quadro em permanente mudança? Em meu entender, estas e outras questões devem suscitar uma reflexão crítica por parte dos pais e dos professores. No que toca a estes, a urgência da reflexão impõe-se tanto mais que dela dependerá a célere e necessária mudança de mentalidade e de metodologias.

Efectivamente, transmitir informação ou dispensar conhecimento é, no meu entender, muito pouco para quem se pretende afirmar como educador/professor. Os professores do século 21 precisam de desenvolver um perfil de competências que lhes permita não só diagnosticar, acompanhar e avaliar, mas também criar os seus próprios materiais e ferramentas de ensino.

Mas inovar e actuar pedagogicamente a partir de novas bases implica uma profunda mudança de mentalidade, o que não é fácil. Para muitos, continua a ser difícil abandonar uma abordagem pedagógica tradicional que sobrevaloriza a transmissão, a linguagem, a cópia da cópia e onde os conteúdos e as informações são passadas directamente do professor para o aluno, através de processos de simples reprodução.

Os professores do século 21 têm de colaborar na criação de uma nova situação educacional que promova a construção realizada pelo aluno através de uma pedagogia activa, criativa, dinâmica, encorajadora, apoiada na descobertaa, na pesquisa e na investigação e no diálogo. Aos professores do século 21 cabe a exigente mas estimulante tarefa de levar o aluno a aprender a pensar e a prepará-lo para aprender a investigar, a trabalhar em grupo, a dominar diferentes formas de acesso às informações, a desenvolver a capacidade crítica de avaliar, reunir e organizar informações mais relevantes. No fundo, trata-se de uma metodologia que permita ao aluno a apropriação do conhecimento, mas também o seu manejo criativo e crítico.

Estamos numa era onde a informação, o conhecimento, a criatividade e as inteligências constituem efectivamente um capital. Trata-se de uma época de transição em que o poder está a ser transferido para o indivíduo e daí a importância de focalizarmos o desenvolvimento humano como o factor preponderante deste momento de transição. A formação integral assume por isso um papel preponderante, cabendo aos professores a tarefa de capacitar os alunos para viver numa sociedade que está em permanente processo de transformação. Isto implica ir além das dimensões cognitivas e instrumentais, trabalhando também a criatividade e a responsabilidade social, a par de componentes éticos, afectivos, físicos e espirituais. Desse modo, estaremos paralelamente a promover um desenvolvimento sustentável e a facilitar a promoção da dignidade humana.

Alguns projectos educativos acolhem especialmente a dimensão da tarefa do professor tal como a descrevo nas linhas acima. Sobre eles, escreverei brevemente...

AF
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Competências para o século XXI
claracaldeira 22/05/06 12:05
  thread link
thread linkthread link Re:Competências para o século XXI
antoniofigueiredo 24/07/06 17:07
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Competências para o século XXI
Quiron 25/07/06 16:07
  thread link
thread linkthread linkthread linkthread link A escola light
antoniofigueiredo 26/07/06 11:07