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- 16/01/07 01:01 Para se discutir a educação talvez se deva antes discutir para que serve a educação. Para traçarmos o rumo (ou os rumos) da educação, é necessário saber qual o modelo de desenvolvimento que se pretende para o país. Ora um modelo de desenvolvimento tem de ser feito para várias décadas e não pode andar ao sabor de iluminados em que a sua visão temporal não alcança mais do que 4 anos. Depois de termos um modelo claro e assumido pela maioria da população é que vamos estabelecer o papel do ensino na sociedade. A educação tem de ser o instrumento de desenvolvimento do País. A educação tem de estar ao serviço do País. O currículo deverá ser diferente conforme o que se pretenda para o País. O currículo tem de ser construído a pensar no(s) modelo(s) de sociedade que pretendemos, e não nos recursos humanos e físicos que se dispõe.
A lei de base da educação assim como o currículo dos vários níveis de ensino, devem ser aprovada por pelo menos 2/3 dos deputados e só poderá ser alterado, também com 2/3 dos deputados. Desta forma teria que haver um consenso alargado e não teríamos mudanças sempre que muda o governo.
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