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A única solução - 24/11/06 00:11 Parece-me muito fácil atingir o sucesso no ensino. Este tem que ser baseado em dois vectores principais:
-Agregação das escolas, por região, em escolas maiores centralizando todos os recursos humanos e materiais permitindo assim uma oferta muito maior e diversificada beneficiando de economia de escala. Nesta proposta o transporte dos alunos seria feito por autocarros próprios (tipo school bus;
- Oferta curricular diversificada. Os profissionais que efectivamente dão aulas (refiro-me aos professores que exercem a profissão no terreno e não àqueles que apenas opinam sem viverem o dia a dia da sala de aula) conhecem bem a impossibilidade de realizar um ensino eficiente na grande maioria das turmas. Com efeito, sabemos que há uma diversidade enorme de interesses, níveis de atenção, expectativa escolar, capacidades intelectuais, etc.. em que, infelizmente, a grande massa escolar está completamente desenquadrada dos actuais curriculos escolares. Na verdade muitas vezes um professor está a dar aulas para apenas uma pequena parte da turma. Seria pois interessante uma segregação por capacidades/competências decididas na própria escola. Para essa oferta diversificada seria importante permitir aos professores terem formações complementares para outras habilitações qualificadas sempre na perspectiva do saber fazer. Até a própria classe docente poderia sentir uma motivação extra por sair da sua monotonia curricular. Por exemplo, não seria interessante haver alunos a estudar culinária, electrónica.... com um curriculo de Matemática mais leve?
Uma última questão - Se na sociedade somos todos diferentes, por que será que a educação continua teimosamente a querer que sejam todos iguais? não será a educação demasiado conservadora? não é triste que um aluno para ser bom profissional em serralheiro tenha que passar por uma escola profissional após insucesso na escola normal ou, na maioria dos casos, aprender "à antiga" como trabalhador aprendiz? Numa multiplicidade de crianças com problemas próprios de aprendizagem, não seria interessante terem um curriculo que lhe permitisse trabalhar aprendizagens "tipo cerci" e simultaneamente ter a socialização com outros alunos no mesmo espaço escolar?
Enfim... muitos exemplos de vantagens se poderiam apresentar com apenas estas duas premissas que, pessoalmente, me faz confusão como não é assim. Julgo mesmo que só há uma explicação: falta de conhecimento prático das coisas e pura ilusão de um ideal utópico de que queremos ter cidadãos e cidadãs com iguais capacidades e conhecimentos. Sim, apenas a este nível, porque se falarmos, sem hipocrisia, de iguais oportunidades, nada mais contrário a isso do que estamos a fazer actualmente às crianças e jovens deste País.

Item editado por: ercilia faria, em: 24/11/06 11:11
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