re:prestígio da função docente |  forum
 
Forum  


Prestígio da função docente - 27/10/06 19:10 Boa noite,
Infelizmente tenho de concordar quando se afirma que um professor só consegue que lhe seja reconhecido prestígio quando deixa de o ser. Isto é, só quando passa para a política, para director de serviços ou para outra função do género é que se lhe passa a reconhecer prestígio social.
Vem isto a propósito da proposta do Ministério da Educação sobre o Estatuto da Carreira Docente. Sendo esta proposta um documento demagógico e castrador de boas práticas, mais uma vez, o próprio Ministério da tutela, não prevê nem permite que um professor que é excelente na sua função de ajudar os alunos a caminharem para o conhecimento possa progredir para o continuar a fazer. Se ele "SÓ" ambicionar ser um bom professor, trabalhando com os alunos, nunca progredirá para além do actual 7º escalão. Pouco mais de meio caminho na actual carreira.
Laamentável, na minha opinião. E, para além do mais, triste.
Esta equipa do ME não merece o lugar que ocupa. A Educação do meu país merece gente com letra maiúscula e não meras Olívias costureiras que um dia ambicionaram ser Olívias patroas.
Até um dia destes.
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Prestígio da função docente - 09/11/06 18:11 A forista macsacra com este seu post desmonta de forma magnífica o argumento demagógico do Governo de que num exército nem todos podem ser Generais.
Efectivamente a Escola não é um Exército. Neste por força dos seus objectivos, terá de haver uma unidade de comando e coordenação.
Numa Escola, onde os alunos são o cliente a quem toda a atenção terá de ser dada, o que terá de existir é o número mais elevado de professores competentes e motivados para MINISTRAR AULAS e não para realizar tarefas burocráticas!
Para o ME, o bom professor terá de dar menos aulas e administrar mais.
Se vim para o ensino, foi para ensinar, não para gerir departamentos. para isso teria cocorrido para uma empresa...

Rodrigo Trancoso
  | | O tópico foi bloqueado.