ciências e esforço |  forum
 
Forum  


ciências e esforço - 05/09/06 19:09 Repor a ordem nas escolas: regras, exigência, credibilidade, ....

Talvez seja muito vago falar em ciências sem mais nenhuma referência, vou esclarecer.Assisto ao enterro da Física e da Química quando sabemos que são a base dos desenvolvimentos em engenharia, medicina, astronomia,.....Fiz matrículas de alunos, neste como em outros anos, que querendo seguir engenharia civil colocaram de parte a escolha da Física e da Química no 12º ano! Disciplinas como a Biologia e a Psicologia são as opções mais abundantes!!!!!Mas pior ainda é o facto de muitos cursos de engenharia, e nem só, colocarem como específicas opções que excluem a Física e a Química! Há muitos cursos que elencam como específica Matemática, Física e Química OU Biologia e Geologia (estão a ver bem, é OU, não é E, para os alunos entrarem em cursos de ciêcnias (muitos deles engenharias) ... esses alunos vão entrar nesses cursos só com as Ciências Físico-Químicas até ao 9º ano!!!!!! Não tenhamos ilusões, mediante estas possibilidades, facilitistas por demais, os alunos (e a maior parte dos pais) não pensam duas vezes e é a Biologia e Geologia que escolhem. Entendo que as Universidades devem repensar urgentemente as suas decisões quanto ao elenco das provas específicas que querem à entrada, sob o risco de os alunos entrarem mas não sairem, ou, então, vão ter que trasferir para lá cadeiras que antes eram dadas no secundário (para não dizer no básico).Não acredito em soluções a curto prazo, e penso que há que descer à terra.... os alunos não querem trabalho, querem notas e cursos sem o mínimo de esforço. Três ex- alunos meus, agora a decidir ficar a repetir (umas cadeiras para melhoria e a acabar um ou outra atrasada)o 3º ano da faculdade, quando os questionei sobre isso disseram que assim apanhavam Bolonha e .... vejam só..... talvez não tivessem que fazer mais dois anos!!!!!!!! fiquei boquiaberta! O que move os nossos estudante??? que mentalidade? que é que andámos a criar até agora? Há um currículo oculto, ou paralelo, que falou mais alto! Era este o objectivo da educação????? Penso que já vamos pagando o preço de, há uns anos a esta parte, querer fazer da escola um local de divertimento/entretenimento, tratando os alunos como coitadinhos (não se podem cansar, isto tem que ir devagarinho.... eles estão em idade de se divertirem, etc, etc....). Estou por demais céptica, e talvez até já só consiga pensar hiperbolicamente.... Tem que haver mudança de mentalidades face à escola, e isso não se consegue numa geração..... a menos que lhes digamos: daqui a dez anos quem não teve Física não tem emprego, e os que tiveram tê-lo-ão garantido (porque os profissionais entendidos nessa área não existem).... Sim! agora, não sei se por mutações genéticas, há um crescendo de vocações para medicina, F e Q são arrumados, Biologia é o que está a dar, e Astronomia, quando os alunos descobrem que, afinal, segui-la não é só olhar o céu..... vão sentir que foram enganados.... Em Biologia decoram umas (muitas) coisas, é mais fácil! Em Psicologia a mesma coisa, em Física, Química, Matemática.... uf!Às vezes penso na época pombalina (e não só) em que a ciência era apresentada através de espectáculos de diversão mais ou menos bem sucedidos, em que muita coisa mais parecia truque de magia do que ciência... Lamento que agora me esteja a parecer que se esteja a passar o mesmo,com determinadas acções que pretendem ser de divulgação da ciência mas cujos os efeitos, em vez de ser o despertar a vontade para o estudo da ciência seja o oposto!!!! temo que o efeito seja mesmo só o espectáculo! Investir no estudo e na descoberta da razão pela qual as coisas se passam assim, que é o que em Física se tem que fazer, dá trabalho, exige sacrifícios, dedicação, esforço.... e os nosso alunos não querem isso. O que fazer? Repor a qualidade do ensino, repor a dignidade dos professores, repor a exigência, fazer da escola um local sério de trabalho e deixar a ocupação dos tempos livres/lazer para as instituições que têm essa função. A vida no mundo do trabalho vai dizer aos nossos alunos que há regras, rigor, exigência, leis a cumprir, tarefas a cumprir, produtos e resultados a apresentar..... Eles não estão preparados para isso porque, a meu ver, a escola não está organizada dessa maneira! Não tem regras, não exige, não avalia convenientemente os seus produtos..... Isto está péssimo, não mau! E nós temos a culpa....Goreti
  | | O tópico foi bloqueado.