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- 24/11/06 19:11 Reformar sem critério

As medidas anunciadas pela Ministra da Educação (avaliação dos professores, aulas de substituição e prolongamento dos horários), para quem não é conhecedor da realidade das escolas públicas, estas parecem ser medidas profícuas. No meu ponto de vista, não passam de ideias estereotipadas, que já se praticam em escolas cujos recursos materiais,
infra-estruturais e pessoais justificam e permitem a sua implementação.
A Sra Maria de Lurdes Rodrigues pretende reformar o ensino, sem antes conhecer e compreender as carências que qualquer escola convive diariamente. Esta tarefa será complicada, já que a ministra apenas visita escolas consideradas “modelo”.
Não basta reformar, é necessário perceber se a reforma idealizada se adapta à realidade das escolas nacionais, e é neste sentido que o Ministério da Educação tem falhado, adoptando políticas que visam estatísticas, que desvirtuam a realidade e não resolvem os problemas. É a política da ilusão, e não da resolução, é a política dos números virtuais, para que os “outros” deixem de ver Portugal na cauda da Europa no que respeita ao sucesso escolar, mesmo que esta continue a ser a nossa triste realidade.
Aproveito a oportunidade de congratular todos aqueles que enviaram artigos, em que as opiniões convergem no desacordo com a política adoptada pelo Ministério da Educação.

Nuno
24/11/06
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