formação de professores de línguas |  forum
 
Forum  


Formação de professores de línguas - 17/10/06 16:10 Não sou, certamente, nada competente para avaliar os colegas professores de línguas estrangeiras, mas isso não me impede de dar opiniões sobre a sua formação.
Uma colega de Português Francês confessou-me que não saberia que fazer se lhe atribuíssem turmas para leccionar Francês.... assumiu que não se sentia minimamente preparada para o efeito, e nunca seria uma professora de qualidade nessa matéria. Acho que este reconhecimento tem valor, se explicitado, como é o caso. Mas,.... será só esta colega? Conheço outros casos, em outras línguas.

Penso que Portugal tem que proceder a um esforço de formação continuada de todos os professores e, particularmente nestes casos, de o fazer estabelecendo protocolos de colaboração com entidades como o British Council, Aliance...., e outros, por exemplo, que permitam facilidades de acesso a professores que queiram manter validada a sua formação nas línguas respectivas, com a consequente actualização que daí possa resultar. Não acho que os professores tenham que suportar custos que essa formação acarreta, e penso que a mesma tem que ser de qualidade.
Goreti
  | | O tópico foi bloqueado.