primeiro ciclo |  forum
 
Forum  


Primeiro ciclo - 19/09/06 23:09 Já não vinha há algum tempo a este forum. Continua pouco divulgado. Não sei se se enquadra neste tema, mas preciso de falar sobre estas medidas para o primeiro ciclo. Tirar a Educação Física, Música, Actividades Plásticas e Inglês(este último obrigatório) para as actividades complementares, que os pais podem autorizar ou não, não me parece nada bem. Estavam no currículo, obrigatório para todos os alunos a nível nacional e é aí que devem estar. Mesmo o Inglês defendo que deve ser o professor do primeiro ciclo. Receberá formação em quaisquer destas áreas que considere necessário. Um professor ter uma visão global do aluno e ensinar Matemática, Língua Portuguesa ou Estudo do Meio, juntamente com todas as outras e principalmente com estreita ligação entre elas, era uma mais valia do 1.º ciclo. Esta medida só vem provar que existem disciplinas de primeira e disciplinas de segunda, umas fundamentais e outras de recriação que podem ser dadas por qualquer um com imaginação.
Pior ainda, na escola do primeiro ciclo da minha filha, tiraram o intervalo da tarde o que quer dizer que estão duas horas seguidas, das 13.30 às 15.30, dentro da sala de aula, 5 dias por semana. Mas será que ninguém percebe que crianças entre os 6 e os 9 anos não conseguem estar duas horas concentradas? Nem os mais crescidos aguentam 90 minutos.

Eu estou totalmente contra os três blocos seguidos de 90 minutos, que considero uma violência, não podia deixar passar esta. Por este país fora estão fechadas crianças entre as 9 e as 17.30, criando aversão à sala de aula. Alguém discorda?

Item editado por: mariamatos, em: PM/09/20 21:09
  | | O tópico foi bloqueado.