bem ler, escrever e contar, primeiro |  forum
 
Forum  


bem ler, escrever e contar, primeiro - 13/08/06 22:08 Concordo com a posição de ikhm0001.
De facto, antes do que quer que seja deve exigir-se algum conhecimento por parte do aluno, e a maior parte ele deve adquiri-lo através da memorização, a ferramente mais disponível e que não podemos arrumar na gaveta como se fossemos destituidos dela. Coitados dos meninos, obrigar a decorar é uma violência, e temos o ensino como está. Depois há outra coisa: queremos um ensino para o desenvolvimento de competências, voltando para a compreensão e interpretação da informação, por mais abstracta que seja (pense-se na análise gráfica, que não é só uma arte das ciências ditas exactas, Física, Matemática....).... não me digam que é mais fácil por aí! Se o aluno não conhecer o que é necessa´rio para uma boa interpretação, não vai conseguir fazê-lo, e muito menos compreender o que pode ler a partir daí.Esse tipo de ensino e aprendizagem são muito mais exigentes que aquele que é regido pela memorização, e pela via da memorização o aluno deve, primeiro, adquirir ferramentas básicas de conhecimento e aprender, a partir daí, a tratar a informação e s´p depois a transformá-la; sem algum comnecimento prévio não tenhamos ilusões. É por essa falta de conhecimento (tão elementar como saber de cor a tabuada) que muitos alunos não sabem apreciar um simples resultado de uma calculadora e se atrevem a dizer ao professor que o resultado está certo porque a calculadora assim disse! O aluno nem imagina que o resultado errado é por ele não saber tratar a entrada de alguns algoritmos na calculadora.... isto é tão estrondoso como de imediato os alunos não saberem que dois a dividir por três não pode ter como reultado um valor superior à unidade!
Temos que primeiro exigir uma boa capacidade de calculo elementar/mental, uma boa capacidade de escrita,pelo treino sistemático, muitas cópias, composições, ditados, leituras em voz alta na aula, papaguear a tabuada.....e, então, depois, pensar em níveis mais elevados de competências. Até me arrepio quando os meus alunos do 12º ano recorrem à calculadora para fazer uma divisão por 1, 10, 100...... Mas passaram até aí, e vão continuar a passar......
Se queremos resultados imediatos em educação estamos condenados ao fracasso..... primeiro ensinem-se os alunos a bem escrever, ler e contar, e depois que venha a exigência do resto....inclusivé aquela do ministério de promovermos falsos sucessos até 2010...........
Goreti
  | | O tópico foi bloqueado.