igualdade de oportunidades na educação |  forum
 
Forum  


Igualdade de oportunidades na Educação - 05/11/06 20:11 Em qualquer matéria, para se poder avançar e melhorar é preciso avaliar o feito até à data.
Parece-me que nunca houve instrumentos para essa avaliação no campo da educação, porque nunca houve tempo para testar os diferentes sistemas que os nossos governantes implementam. Porque é preciso uma geração passar para ter dados fiáveis. E não tem havido governos suficientemente corajosos para prescindirem de ter os - supostos - louros de nova reforma, em vez de estudarem, com dados fiáveis, os resultados das anteriores.
E aprender com erros e acertos de outros.
Certamente é difícil.Mas importante.

Sugiro começar pelo simples (será?) estudo de quanto se gasta por aluno nos vários ciclos, nas escolas públicas (Não parece muito dignificante para a educação começar por critérios economicistas, mas tem a vantagem de ser objectivo).
Comparar com os orçamentos das escolas privadas.
Cotejar com os resultados dos rankings de notas.
Suspeito - talvez me engane - que o custo das públicas não está muito abaixo, para circunstâncias parecidas.Aliás, nos USA (único país que conheço que teve a coragem de fazer este estudo) chegaram à conclusão que as privadas tinham menos custos por aluno.

Nalguns países implantou-se o cheque escolar: ajudas às famílias, que aplicam esse dinheiro no centro de ensino que escolham, e não directas aos centros de ensino.
Esta seria uma forma muito simples de haver verdadeira liberdade de escolha no ensino para todos, aumentar a qualidade e, certamente, reduzir o custo total.

Haverá coragem para implementar esta evidência?

José Dias Coelho
Escrito na óptica de utilizador do sistema educativo nacional
  | | O tópico foi bloqueado.