cursos profissionalizantes |  forum
 
Forum  


Cursos profissionalizantes - 16/12/06 16:12 Relativamente à aprendizagem ao longo da vida, Portugal deveria de comparar os meios disponíveis para a população, com o dos outros países, e trazer para nós o que há de melhor.

Deixo como exemplo, alguns meios disponíveis no Brasil, através do chamado Telecurso 2000.
Os temas são variados, e deixo especial destaque para os cursos profissionalizantes.

Os textos estão disponíveis para consulta no site:
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php

Deixo um especial destaque para os cursos profissionalizantes, pois cá em Portugal, não me parece que exista este tipo de educação, para a população em geral, e que é Grátis!

Os textos acima indicados, são ainda possíveis de acompanhar através de programas televisivos. Deixo como exemplo o site:
http://www.brasimet.com.br/videos/default.asp
em que estão disponíveis vários videos sobre o tema "Tratamentos térmicos".

De notar que os programas apresentados, não são de maneira alguma tratados de uma forma monótona como a "Universidade Aberta" que passa na RTP2, que por sinal, não passam temas técnicos (Indústria).

Resumindo, o programa educacional que deixo como exemplo, está disponível para TODOS no Brasil, e que consiste em teleaulas, que podem ser acompanhadas pelos respectivos textos, também disponibilizados gratuítamente.
Existe ainda a possibilidade dos vídeos e textos serem comprados num quiosque.

Deixo então este desafio para Portugal, que seria de "copiar" esta iniciativa, nunca esquecendo que as videoaulas DEVEM de ser atractivas para o público em geral.


R. Lavado
  | | O tópico foi bloqueado.